O Bê-a-bá do Sertão - Paraíba - QUAIS OS CURSOS QUE DEVERÃO SER OFERTADOS NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE CAJAZEIRAS ?
Adamastor Chaves ADAMASTOR CHAVES é advogado, jornalista e radialista.


24.05.2013 - CAJAZEIRAS

QUAIS OS CURSOS QUE DEVERÃO SER OFERTADOS NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE CAJAZEIRAS ?

     
Compartilhe


Durante a plenária da Audiência do Orçamento Democrático, da 9ª Região Geoadministrativa, o governador Ricardo Coutinho solicitou à comunidade cajazeirense que se manifestasse sobre quais os cursos que deverão ser ofertados na nova escola profissionalizante da cidade, que deverá ser inaugurada em breve. Portanto, seremos nós os responsáveis por esta escolha, que deverá ser amplamente debatida, discutida e estas reuniões deverão ter muita divulgação para que a opinião de meia dúzia de pessoas chegue a prevalecer.


Na cidade de Cajazeiras já existe vários cursos profissionalizantes e o mais antigo deles é o Normal em Nível Médio, antigo Pedagógico, do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, seguido do Curso Técnico em Enfermagem, fundado pelo Padre Gualberto, no inicio da década de 70 e transferido, no dia 1º de Agosto de 1979 para a Universidade Federal da Paraíba, hoje UFCG, que posteriormente criou outro na mesma área de conhecimento que foi o de Saúde Bucal.


Com a chegada da Escola Técnica Federa, hoje IFPB, nela são ofertados os Cursos Técnicos em Edificações, Eletromecânica(modalidades Subsequente e Integrado ao Ensino Médio), Manutenção e Suporte à Informática(modalidade Integrado ao Ensino Médio) e Desenho de Construção Civil(na modalidade de Educação de Jovens e Adultos).


Com o fechamento do Curso de Técnico em Contabilidade, criado em 1951 e reaberto há cerca de três anos e novamente fechado, e para aproveitar os alunos que haviam se matriculado, o estado resolveu implantar na Escola Cristiano Cartaxo(Polivalente), três cursos profissionalizantes de nível médio: Informática, Secretariado e Técnico em Administração.


A Faculdade São Francisco mantém dois cursos: Técnico em Enfermagem e Radiologia.


Estes nove cursos técnicos profissionalizantes já existentes têm formado uma obra qualificada que está atendendo, sem sombra de dúvidas, as necessidades de nossa região.


Mas quais seriam os cursos que deverão ser implantados na nova escola? Vamos ter que ouvir vários segmentos dos setores econômicos para podermos saber onde estão as maiores lacunas de mão de obra especializada.


Poderíamos aqui enumerar alguns cursos, já sugeridos por alguns empresários, com amplas perspectivas, que a mão de obra qualificada que dele fosse colocada à disposição das empresas teria chances de ingressar no mercado de trabalho: Designe de Modas e de Interiores, Eventos, Agente Comunitário de Saúde, Biblioteconomia, Informática para Internet, Marketing e Impressor de Offset.


Tenho muita crença que se nesta escola fosse implantado um Curso Técnico de Música seria um êxito total, não somente do público que o procuraria, mas e principalmente pelas perspectivas futuras que todos que o concluísse poderiam obter sucesso na vida.


Mas vamos aguardar a convocação por parte dos responsáveis por estes estudos preliminares para que possamos, em breve, fazermos estes debates para descobrirmos outras vocações/necessidades, diante da realidade de nossa economia.



Orquestra Sinfônica Jovem
Ainda durante o Orçamento Democrático, o governador voltou a falar sobre uma “promessa” do OD do ano passado que a cidade de Cajazeiras iria ter uma Orquestra Sinfônica Jovem e na ocasião o secretário de Cultura, Chico César, afirmou que nesta semana ainda iríamos receber a visita de pessoas de sua secretaria ligada a este projeto para que sejam iniciados os estudos para a criação desta orquestra. Na próxima semana voltares a este assunto.



Estranhou
O governador Ricardo Coutinho achou “estranho” que no HRC não existisse normalmente cirurgias de próstata, depois que tomou conhecimento que na cidade tem dois grandes cirurgiões deste setor: Dr. Paulo Gonçalves e Dr. João Ricardo e que as pessoas desta nossa região teriam que se deslocar para Sousa ou Patos para serem operadas, depois de enfrentarem uma fila que não tem fim. Voltaremos e este assunto.



FAISQUEIRA

44ª flor no “Jardim dos Girassóis” I
O prefeito de Assunção, Rafael Oliveira(PSD), da Região do Cariri, declarou apoio político ao governador Ricardo Coutinho(PSB) nesta terça-feira(21Maio2013), na oportunidade em que o governador visitava a cidade que ele administra. De quebra ainda trouxe consigo o ex-prefeito Rogel de Oliveira e mais outras pessoas que formam seu grupo político.



44ª flor no “Jardim dos girassóis” II

Rafael é o 44º prefeito que não esteve no palanque de Ricardo(Foto acima) nas eleições de 2010 e se muda de mala e cuia e passa a integrar a base aliada do governador. A adesão do prefeito de Assunção(e do ex-prefeito Rogel) aconteceu em praça pública e teve como testemunha uma verdadeira multidão dos filhos de Assunção, que também participou da inauguração da PB-238, que agora vai andar em cima do asfalto até Taperoá. De grão em grão o galo enche o papo ou de estrada em estrada Ricardo vai “enchendo o alforje”.



No “Jardim dos Girassóis” III
No inicio da semana, dia 20, foi a vez do vice-prefeito de Sousa, médico José Célio de Figueiredo(PSC), acompanhado do deputado estadual(Foto) Lindolfo Pires(DEM) e do presidente do PSB de Sousa, empresário Tonquinho Figueiredo, anunciar o seu apoio ao governador Ricardo Coutinho, sob as frondosas sombras das árvores da Granja Santana.



No “Jardim dos Girassóis” IV
Vale lembrar que Zé Célio foi secretário de Saúde de Sousa, do governo de Andrezão(Foto), durante 60 dias e que na eleição passada votou em Zé Maranhão e foi um dos fundadores do PSB da cidade Sorriso. Disse está de volta para “firmar o compromisso de caminharmos junto daqui para frente”. Neste rojão Ricardo vai ter que mandar fazer outro alforje, porque o atual já está quase cheinho.



Quando duas paralelas se encontram I

O radialista Fabiano Gomes(Foto acima) é um cara de muita sorte. Está fazendo parte de duas listas preferenciais para receber apoio ao seu projeto político de ser deputado estadual: uma na do governador Ricardo Coutinho e em outra do senador Cássio da Cunha Lima.



Quando duas paralelas se encontram II

O governador vai trabalhar, para eleger deputado estadual, três pessoas: Fabiano, Ricardo Barbosa(Foto/PAC/SUPLAN) e Estela Izabel(comunicação) e Cássio vai “descarregar” o seu prestigio em cima de Fabiano, Bruno Cunha Lima e Pedro Cunha Lima. O cavalo está bem mais do que selado e Fabiano já vem montado nele já ha algum tempo e as peças do tabuleiro do xadrez da política já estão sendo movimentadas. Neste caso, a exceção: duas paralelas vão se encontrar: Ricardo e Cássio para eleger Fabiano.



Ausência

Durante a audiência do Orçamento Democrático da 9ª Região Geoadministrativa, realizada em Cajazeiras, no último dia 17 de maio, nenhum dos dois deputados estaduais da cidade compareceram e no lugar de Vituriano e José Aldemir(Foto acima), quem assinou o ponto foi o deputado estadual Lindolfo Pires, que de besta só tem o sorriso.



Presença

Na composição da mesa que presidiu os trabalhos do OD, quem sentou nela foi o ex-prefeito de Cajazeiras, médico Carlos Antonio(Foto acima), como titular da pasta de Interiorização e está experimentando e achando muito bom, o sabor que tem o núcleo de poder do estado. Sob este ângulo tudo fica mais fácil quando for necessário defender os interesses de Cajazeiras e para isto, se for preciso ele dorme com um olho aberto.



Visibilidade

A prefeita de Cajazeiras, Dra. Denise(Foto acima), tem marcado presença em todas as ações da prefeitura, desde a mais simples que seja até a mais importante e tem dado uma atenção muito especial ao povão da periferia que a procura para resolver seus problemas do dia a dia e ouve a todos com a paciência de Jó.



Sonhando

Quem vem sonhando de olhos abertos com a possibilidade de o senador Cássio(Foto acima) sair candidato a governador é o seu suplente Deca do Atacadão. É bom saber que Deca carrega no pescoço um Rosário, que toda a noite debulha as suas contas, antes de ir dormir, e o oferece a Santo Expedito, o das causas impossíveis.



Cutucada

O governador Ricardo Coutinho se constitui no critico mais ferino do deputado estadual Antonio Vituriano(Foto acima) e a última cutucada foi em Cajazeiras, durante entrevista coletiva, ao defender Carlos Antonio das acusações feitas por Vituriano: “Ele vai se acabar sozinho. Está misturando Jesus com Genésio”.


* Coluna transcrita do Jornal Gazeta do Alto Piranhas(Edição 754). O jornal de maior circulação na região do Alto Sertão da Paraíba.



.




Deixe o seu comentário







Respeitamos o direito de opinão e expressão. O espaço para comentários é um espaço democrático destinado às opiniões relativas ao texto originalmente publicado.
Não serão publicadas quaisquer mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou, ainda, que desrespeitem a privacidade alheia, que tenham caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas, ou, ainda, que tenham linguagem grosseira e/ou obscena.
Não serão publicados comentários que tentam se aproveitar deste espaço democrático para “destacar” outros sítios ou blogues ou, ainda, que tenham por objetivo comercializar produtos ou serviços.
Comentários anônimos, desconexos ou sem sentido em relação ao tema comentado também serão descartados.




Copyright © 2002/2019 - O Bê-á-bá do Sertão - Todos os direitos reservados
Contatos: (0xx83) 99967.1500 - Paraíba - Brasil
E-mail para contatocomercial@obeabadosertao.com.br