O Bê-a-bá do Sertão - Paraíba - Aguiar (PB)
Cidades do Sertão

Aguiar (PB)

     
Compartilhe

Aguiar (PB)Praça da Igreja Matriz


Origem do AGUIAR


Aguiar é nome de um rio que passava na Fazenda São Francisco de propriedade de Manoel Alves Cassiano, conhecido como Coronel "Neco Viana".



No ano de 1880 os moradores da fazenda de Manoel Alves Cassiano, estavam ameaçados de um surto de cólera na região, as pessoas temerosas com a doença, fizeram uma promessa ao santo São Sebastião, que construiriam uma capela em seu nome, se seus familiares não fossem acometidos com a doença. Os moradores não contraíram a doença, e então cumpriram a sua promessa de construção da capela; o proprietário da fazenda doou o terreno e a capela ao patrimônio religioso.


O distrito foi criado pela lei municipal nº 17, de 7 de janeiro de 1896, subordinado ao município de Piancó, com a denominação de São Francisco Aguiar. O nome foi alterado para Aguiar pelo decreto-lei estadual nº 1164, em 1938.


Oficialmente a emancipação política/administrativa ocorreu no dia 22 de dezembro de 1961. Em 28 de outubro de 1962, o rio Aguiar que atravessava a Fazenda São Francisco, deu origem à cidade ao nome de Aguiar, e São Sebastião foi batizado como padroeiro da região.


O primeiro vereador eleito pelo então distrito de Aguiar, pertencente a cidade de Piancó, nos anos 40, foi o agropecuarista Odílio Pereira Lima, enquanto que  o agropecuartista Aristides Alves de Lacerda foi o primeiro Prefeito da cidade.


A cidade de Aguiar foi grande plantadora de algodão, oiticica e de fumo, e suas feiras eram bastantes conhecidas na região e visitadas. Hoje os moradores de Aguiar, na sua maioria ainda sobrevivem da plantação de milho, feijão e outras lavouras de subsistência, enquanto que outros são funcionários dos órgãos municipais.


Os padroeiros de Aguiar hoje são os santos “São Sebastião" e "São Francisco”, devido à antiga promessa feita pelos moradores, que derivou o nome a Igreja Matriz da cidade e São Francisco, em homenagem a Fazenda São Francisco; propriedade rural hoje pertencente aos herdeiros/netos do agropecuarista Francisco Pereira Lima, popularmente conhecido como "Chico de Demétria", cuja matriarca era filha do Coronel Neco Viana; local onde se iniciou a formação da cidade do Aguiar.



Geografia
O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.


O município de Aguiar situa-se na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja, apresentando clima semi-árido quente e seco. A vegetação é composta por caatinga xerofítica com cactáceas, arbustos e árvores de pequeno porte.


Aguiar está nos domínios da bacia hidrográfica do rio Piranhas, na sub-bacia do rio Piancó. Os principais tributários são os riachos da Lancha, do Tapuio, Mana da Costa, Saco dos Bois, do Mel, do Capim Verde, Verde, da Várzea, dos Bois e da Estiva, todos de regime intermitente. Conta também com o Açude Coremas ou Mãe d’ Água, com capacidade de acumulação de 1.358.000.000 m³.

Galeria 01                       

Deixe o seu comentário







Respeitamos o direito de opinão e expressão. O espaço para comentários é um espaço democrático destinado às opiniões relativas ao texto originalmente publicado.
Não serão publicadas quaisquer mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou, ainda, que desrespeitem a privacidade alheia, que tenham caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas, ou, ainda, que tenham linguagem grosseira e/ou obscena.
Não serão publicados comentários que tentam se aproveitar deste espaço democrático para “destacar” outros sítios ou blogues ou, ainda, que tenham por objetivo comercializar produtos ou serviços.
Comentários anônimos, desconexos ou sem sentido em relação ao tema comentado também serão descartados.




Copyright © 2002/2014 - O Bê-á-bá do Sertão - Todos os direitos reservados
Contatos: (0xx83) 9967.1500 - Paraíba - Brasil
E-mail para contatocomercial@obeabadosertao.com.br