O Bê-a-bá do Sertão - Paraíba - HUMOR E SAÚDE
Aucelio Gusmao Médico anestesiologista. Ex-presidente da Unimed João Pessoa(PB). Presidente da Federação das Unimeds do Estado da Paraíba. Membro do Conselho Confederativo da Unimed do Brasil e palestrante sobre temas ligados ao Marketing e Gestão. Possui dois livros publicados - "O Tempo e a Vida"(2007) e "Leituras do meu Tempo"(2010).


15.05.2014 - JOÃO PESSOA

HUMOR E SAÚDE

     
Compartilhe


Rir é tão importante que Mort Walker disse: risada é a escova que varre as teias do coração. Ria e o mundo rirá com você, chore e chorarás sozinho.



A irmã da saúde é a alegria. Não há alegria coletiva que valha uma boa alegria privada. A sua resistência excede tudo o que se possa imaginar.


Se quiseres ser são, lave frequentemente as mãos. A saúde é o estado no qual as funções necessárias se cum-prem invisivelmente com ou sem prazer(Adágios da Escola de Medicina de Salerno).


A única maneira de conservar a saúde é comer o que não quer, beber o que não gosta e fazer aquilo que preferiria não fazer(Mark Twain). Grande parte da saúde consiste em desejá-la, é sem dúvidas outra verdade inconteste. Mi-nha saúde está boa. A idade é que está ruim(Roy Acuff).


A melhor cura para hipocondria é esquecer o seu corpo e se interessar pelo corpo de alguém. A alegria não está nas coisas, está em nós(Goethe). Toda alegria é uma vitória, por menor que seja. Uma criatura alegre, transmite este seu estado de espírito para as outras pessoas.


Abençoado aquele que faz com que seus companheiros riam(O Corão). Quem ri demonstra satisfação, prazer, com realização provável do que esperava.


O bom humor tem algo de generoso: da mais do que recebe. O homem não é produto das circunstâncias, as cir-cunstâncias é que são produtos do homem. Se você está fazendo algo engraçado, não há necessidade de ser en-graçado para fazê-lo(Chaplin).


Humor não é piada, mas uma ferramenta de sobrevivência. A liberdade leva ao humor e o humor à liberdade. O bem humorado carrega consigo algo de felicidade e satisfação.


Um homem sério tem poucas ideias, um homem de ideias nunca é sério. Há coisas que são tão sérias que você tem que rir delas. Feliz é aquele que pode rir de si mesmo. Nunca deixe de se divertir. Um dia sem risada é um dia desperdiçado(Chaplin).


O riso é o sol que afuguenta o inverno do rosto humano. Risada é um tranquilizante sem nenhum efeito colateral. Por isto mesmo, ria bastante, elimine toda carga de estresse que carrega. Ria até de si mesmo, antes que os outros o façam. Rir é tão importante que Mort Walker disse: risada é a escova que varre as teias do coração. Ria e o mundo rirá com você, chore e chorarás sozinho.


Riso e lágrimas são reações à frustração e a exaustão. Quem não sabe chorar de todo coração, também não sabe rir(Golda Meir). O riso nos oferece perspectivas. Permite que nos afaste de um fato, tratemos dele e depois conti-nuarmos. Sorriso enriquece recebedores sem empobrecer os doadores.


Esperança é um sonho desperto. Cada coisa no mundo foi feita de esperança. A esperança torna as grandes coisas pequenas e as pequenas coisas, grandes. A esperança é o empréstimo que pedimos à felicidade. A esperança é o bem que mais se consome e aquele que menos se esgota. A única esperança de salvação é gritar. Não se compra esperança com dinheiro.


Não há nada tão desesperador como não ter uma razão para ter esperança(Maquiavel). Os anos levam o timão: a esperança continua serena, risonha e decidida. Esperar alguma coisa do nada é a mais profunda forma de espe-rança.


Aquele que não tem tempo de cuidar da saúde, terá que arrumar tempo para cuidar da doença. Seu corpo é a bagagem que você terá que transportar pela vida. Quando mais excesso de bagagem, mais curta a viagem.


O homem passa a metade da vida arruinando a saúde. E a outra metade para restabelecê-la. Nada melhor que a saúde, que um amor correspondido(Vinícius de Moraes). Saúde nunca fez mal a ninguém. Se não tem médico a sua disposição, eis o que te socorrerá: espírito alegre, repouso e dieta.


Mente sadia e corpo sadio. O sorriso é uma luz na janela da alma que mostra que o teu coração está em casa.


Esperar uma alegria também é uma alegria - G. E. Lessing, o alemão.



Aucélio Gusmão
Médico





.

 




Deixe o seu comentário







Respeitamos o direito de opinão e expressão. O espaço para comentários é um espaço democrático destinado às opiniões relativas ao texto originalmente publicado.
Não serão publicadas quaisquer mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou, ainda, que desrespeitem a privacidade alheia, que tenham caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas, ou, ainda, que tenham linguagem grosseira e/ou obscena.
Não serão publicados comentários que tentam se aproveitar deste espaço democrático para “destacar” outros sítios ou blogues ou, ainda, que tenham por objetivo comercializar produtos ou serviços.
Comentários anônimos, desconexos ou sem sentido em relação ao tema comentado também serão descartados.




Copyright © 2002/2019 - O Bê-á-bá do Sertão - Todos os direitos reservados
Contatos: (0xx83) 99967.1500 - Paraíba - Brasil
E-mail para contatocomercial@obeabadosertao.com.br