O Bê-a-bá do Sertão - Paraíba - Autoridades estaduais prestigiam sepultamento do Deputado Adauto Pereira
Cotidiano 30.12.2003 - Pombal(PB):

Autoridades estaduais prestigiam sepultamento do Deputado Adauto Pereira

     
Compartilhe

Autoridades estaduais prestigiam sepultamento do Deputado Adauto Pereira


Da redação do Bê-a-bá do Sertão


Pombal(PB) - O Deputado Federal Adauto Pereira de Lima, 68 anos de idade, vítima de enfarto fulminante, quando se encontrava em um hotel na cidade de Chpecó, no Estado de Santa Catarina, na madrugada do último sábado(27Dezembro2003), foi velado na tarde de ontem(28Dezembro2003), na secular igreja de Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Pombal, onde nasceu e mantinha suas bases políticas e eleitorais.


A missa de corpo presente foi celebrada pelo Padre José Ernaldo de Sousa, das 16h15m às 18h15m, com a presença de amigos da família e familiares, a exemplo da empresária Mirtes Pereira(viúva), Francisco Pereira Neto e Thyanna Pereira(filhos), Ademar, Aércio e Adriano(irmãos).


Várias autoridades do cenário político estadual estiveram presentes a despedida final, a exemplo do Governador do Estado Cássio Cunha Lima, dos Senadores da República Efraim Moraes e José Maranhão, dos Deputados Federais Wilson Santiago, Benjamim Maranhão, Carlos Dunga e do Deputado Federal Licenciado, atual Secretário Estadual da Infra-estrutura Domiciano Cabral, do Presidente da Assembléia Estadual da Paraíba Deputado Rômulo Gouveia, dos Deputados Estaduais Rui Carneiro, Biu Fernandes e Pedro Medeiros, os ex-Deputados Estaduais: Aércio Pereira e Socorro Marques; os prefeitos das cidades de: Pombal, Patos, Soledade, Lagoa, Malta, Mato Grosso, Brejo dos Santos, Tavares, Bom Sucesso, Belém do Brejo do Cruz, Cacimba e São Bentinho, vereadores de vários municípios, da ex-Prefeita de Pombal Azenete Olímpio e lideranças de vários municípios. O ex-vice-prefeito de Sousa, Thalles Gadelha representou o Deputado Federal Marcondes Gadelha, que se encontra nos Estados Unidos.


Durante o velório, o Senador José Maranhão cumprimentou Governador Cássio Cunha Lima, o Senador Efraim Moraes e o Presidente da Assembléia Legislativa Rômulo Gouveia, demonstrando o clima de consternação pela morte do Deputado Federal Adauto Pereira.


Após a celebração da missa, fizeram uso da palavra, enaltecendo o trabalho desenvolvido pelo Deputado Federal de Pombal, Adauto Pereira, que já exercia o seu 6º mandato, o Senador José Maranhão, seguido do Senador, Efraim Moraes, do Governador Cássio Cunha Lima, do vereador Vicente Casimiro, representando a Câmara Municipal de Pombal, o Deputado Federal, Carlos Dunga, o Prefeito de Pombal Abmael Lacerda e o ex-Deputado Estadual Aércio Pereira. Lideranças da oposição Pombalense, a exemplo do médico Geraldo Arnaud e de Neto paixão estiveram presente no culto religioso.


Após a missa de corpo presente, o corpo foi transportado até o cemitério municipal de Nossa Senhora do Carmo, onde foi sepultado no masoleu da família Pereira.


Após o sepultamento, o ex-Deputado estadual Aércio Pereira, irmão de Adauto, realizou pronunciamento bastante emocionado, diante de considerável público, enfatizando que pretende disputar a prefeitura de Pombal nas eleições de 2004. Confira conosco as imagens da despedida do deputado federal Adauto Pereira em sua terra natal.



DEPUTADO EXERCIA SEXTO MANDATO FEDERAL
O Deputado Federal do PFL, industrial e agropecuarista Adauto Pereira de Lima(68 anos), que morreu na madrugada deste sábado(27Dezembro2003), por volta da 01h00m da madrugada, num hotel na cidade de Chapecó/SC, vítima de enfarto fulminante, exercia seu sexto mandato consecutivo e era casado com a empresária Myrthes Forte Pereira, com a qual tinha dois filhos Francisco e Thyanna.


No campo empresarial, o deputado exercia o cargo de Diretor-Presidente, Empresa Algodoeira Horácio Nóbrega S.A., além de administrar patrimônio de imóveis rurais e duas emissoras de rádio na cidade de Pombal, seu principal reduto político e terra onde nasceu aos quatro dias do mês de junho do ano de mil novecentos e trinta e cinco.


Durante sua trajetória política foi filiado ao PDS e posteriormente ao PFL. Em seu atual mandato parlamentar na câmara federal, exercia o cargo de títular da Comissão de Trabalho, de administração e do Serviço Público, além da suplência de titularidade nas Comissões de Agricultura e Políticas Rurais e na Comissão Especial de Estudo da Reforma Trabalhista.


Em sua biografia se registra como atividades Parlamentares, a participação na ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE:


Subcomissão dos Direitos dos Trabalhadores e Servidores Públicos, da Comissão da Ordem Social: Suplente-1987; Subcomissão dos Direitos Políticos, dos Direitos Coletivos e Garantias, da Comissão da Soberania e dos Direitos e Garantias do Homem e da Mulher: Titular-1987.


CONGRESSO NACIONAL
Comissão Mista Crédito Rural: Suplente; Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização: Titular-1992.



CÂMARA DOS DEPUTADOS


COMISSÕES PERMANENTES
Agricultura e Política Rural: Titular e Suplente-1983-1987, 1989-1990 e 1991-1994; Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática: Suplente; Economia, Indústria e Comércio: Suplente-1983-1987 e 1989-1994; Finanças e Tributação: Suplente; Fiscalização Financeira e Controle: Suplente; Trabalho, Administração e Serviço Público: Terceiro-Vice-Presidente- e Titular-1992.


COMISSÕES ESPECIAIS
Cassinos no Brasil: Suplente; Débitos nas Operações de Crédito Rural: Suplente; Falência, Concordata Preventiva e a Recuperação das Empresas com Atividades Econômicas: Suplente; PEC nº 7/95, Embarcação Nacional, Navegação de Cabotagem e de Interior: Suplente; PEC nº 53/99, Sistema Financeiro: Suplente; PEC nº 71/91, Vinculação do Salário Mínimo na Fixação da Aposentadoria e da Pensão por Morte: Suplente-1993; PEC nº 85/99, FEF: Suplente; PEC nº 98/99, Atribuições de Vice-Prefeito: Suplente; PEC nº 151/95, Segurança Pública: Suplente; PEC nº 155/93, Imunidade Parlamentar: Titular; PEC nº 179/99, Aposentadoria Compulsória: Suplente; PEC nº 513/97, Poderes de Investigação para Perda de Mandato: Suplente; PL nº 1.673/96, Doação de Açudes pelo DNOCS: Suplente; PL nº 2.905/97, Alimentos Geneticamente Modificados: Suplente; PLP nº 8/99, Relação entre Entidades Públicas e Respectivas Entidades Fechadas de Previdência Complementar: Suplente; Reforma Trabalhista: Suplente-; Viabilização dos Projetos Públicos Federais de Irrigação e Recursos Hídricos: Suplente.



COMISSÕES EXTERNAS
Enchentes em João Pessoa, PB: Titular. CPI: Arrecadação e Destinação da Verba da TORMB e Atuação do IBAMA: Suplente.

Com a morte de Adauto Pereira abre-se uma vaga na Câmara Federal, que deverá ser ocupada por Marcondes Gadelha, primeiro suplente de deputado federal, que vinha exercendo o mandato em virtude do afastamento do deputado federal Ronaldo Cunha Lima, provocando mudanças no quadro político das cidades de Pombal e Sousa.

Galeria 01                       

Deixe o seu comentário







Respeitamos o direito de opinão e expressão. O espaço para comentários é um espaço democrático destinado às opiniões relativas ao texto originalmente publicado.
Não serão publicadas quaisquer mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou, ainda, que desrespeitem a privacidade alheia, que tenham caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas, ou, ainda, que tenham linguagem grosseira e/ou obscena.
Não serão publicados comentários que tentam se aproveitar deste espaço democrático para “destacar” outros sítios ou blogues ou, ainda, que tenham por objetivo comercializar produtos ou serviços.
Comentários anônimos, desconexos ou sem sentido em relação ao tema comentado também serão descartados.




Copyright © 2002/2019 - O Bê-á-bá do Sertão - Todos os direitos reservados
Contatos: (0xx83) 99967.1500 - Paraíba - Brasil
E-mail para contatocomercial@obeabadosertao.com.br