★★★★★... Tudo que realizei ficou gravado e o tempo irá dizer quanto valeu; O que foi feito o tempo não apaga, e o que não foi, foi sonho e se perdeu. (Luiz de Camões)......★★★★★ Bem vindos a rede mundial de computadores... Bem vindos ao portal de notícias O Bê-a-bá do Sertão... Você está no maior portal de imagens do Estado da Paraíba, pioneiro na região do alto sertão...★★★★★ Mais do que a fortuna vale o mérito... Cada homem vale, não pelo que tem, mas pelo que é... ...★★★★★



















Tamanho
da fonte
A- A+
Comentar Imprimir



22.09.2009 - 150 anos

Cajazeirenses comemoram festa da padroeira


Fiéis acompanharam a procissão de N. S. da Piedade em Cajazeiras(PB)


Procissão marca encerramento da Festa da Padroeira Nossa Senhora da Piedade

Cajazeiras(PB) - Milhares de fiéis participaram na última terça-feira(15Setembro2009), da Procissão com Imagem de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Cajazeiras. A caminhada religiosa percorreu várias ruas centrais da cidade, terminando na Catedral com a Concelebração Eucarística, presidida pelo padre Agripino Ferreira de Assis.


Os eventos religiosos comemorativos à Padroeira começaram no dia 05 passado, reunindo grupos e movimentos da Igreja em Cajazeiras. Vários padres da Diocese local estiveram envolvidos nas celebrações em toda a área da Paróquia Nossa Senhora da Piedade. O bispo Dom José González Alonso esteve ausente porque está na Europa participando de eventos da Igreja ao lado de outros bispos brasileiros pertencentes ao Regional Nordeste.


A Festa Social foi aberta no sábado(12Setembro2009), com o Jantar Beneficente, tendo como local a Casa de Recepções La Fiesta. Nos dias 13, 14 e 15(domingo, segunda-feira e terça-feira), o momento social aconteceu na Avenida Padre Rolim mais precisamente em frente à Catedral Nossa Senhora da Piedade, onde foram armadas barracas e um palco para apresentações artísticas.


As comunidades rurais de Engenheiro Ávidos, Vaca Morta, Cajazeiras Velha e Riacho Fundo, estiveram presentes com as candidatas à Rainha da Festa. O público presente nas três noites de barracas e apresentações culturais na Avenida Padre foi considerado pequeno em relação aos anos anteriores.



Paróquia Nossa Senhora da Piedade: 150 anos



Uma data das mais importantes na história religiosa de Cajazeiras não registrou, este ano, nenhuma comemoração. No dia 29 de agosto passado, o calendário marcou os 150 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora da Piedade. Portanto, um acontecimento marcante que antecedeu à Independência Política de Cajazeiras e à instalação da Diocese.


Os registros históricos revelam que tudo começou com a construção de uma pequena Casa de Oração consagrada a Nossa Senhora da Piedade. Essa construção foi comandada por Ana Francisca de Albuquerque(Mãe Aninha), em 1836. Ela mobilizou um grupo de mulheres na fabricação dos tijolos e ainda teve que sacrificar alguns bens para investir na obra.


Em 29 de agosto de 1859, pela Lei Provincial nº 5, foi criada a Paróquia. A Capela construída por Mãe Aninha foi elevada à categoria de Matriz, tendo como primeiro vigário o padre José Tomaz de Albuquerque. Pela mesma Lei, foi criado o Distrito de Cajazeiras, pertencente ao município de Sousa.


Em 1957, no dia 13 de janeiro, o então bispo diocesano de Cajazeiras, Dom Moisés Coelho, assina decreto de criação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, que tem como primeiro vigário Monsenhor Abdon Pereira. No dia 20 do mesmo mês, acontece o translado solene da Imagem da Piedade para a nova Catedral e posse do novo vigário, padre Francisco Licarião.


*Matéria transcrita do Jornal Gazeta do Alto Piranhas (Edição 562). O jornal de maior circulação na região do Alto Sertão da Paraíba.




Galeria 01
       



voltar

Comentário(s)

VENDO AS IMAGENS DE CAJAZEIRAS ME DÁ MUITAS SAUDADES, MAS BREVE ESTAREI VOLTANDO PARA AI MORAR, DEPOIS DE 23 ANOS DE AUSENCIA. CLAUDIO DUARTE.

 Claudio Duarte | duarteczn@hotmail.com | CIDADE OCIDENTAL/GO
12.01.2010   -  18:16


Olá amigos de O Bê-a-bá do Sertão! Parabéns pela divulgação das festas tradicionais da nossa linda Cajazeiras. Fiquei muito contente ao ver as fotos dos meus pais na missa (album 41). Vocês só estão devendo umas imagens do Pôr do Sol, tiradas da parede do Açude grande. Um abraço a todos e no carnaval estarei aí.

 Edivan Pinheiro de Sousa | Edivan.sousa@uol.com.br | São Bernardo do Campo/SP
28.12.2009   -  22:24


Adorei todos os eventos, o povo Cajazeirense merrese!

 Romulo Maciel da Costa | www.romulohandrf@hotmail.com | Gurupi/TO
17.11.2009   -  14:15


Muito bonita essa procissao, eu ja morei ai em Cajazeiras. Meus pais continuao ai.

 Antonino S. Pereira | tonifer76@hotmail.com | Guarulhos/SP
30.10.2009   -  23:08




Deixe o seu comentário
Nome (requerido)
E-mail (requerido)
Cidade (requerido)
Estado (requerido)
Comentário (requerido)
Quantidade de caracteres restantes:
Deseja que seu comentário seja PUBLICADO?
Sim Não  



Respeitamos o direito de opinão e expressão. O espaço para comentários é um espaço democrático destinado às opiniões relativas ao texto originalmente publicado.
Não serão publicadas quaisquer mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou, ainda, que desrespeitem a privacidade alheia, que tenham caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas, ou, ainda, que tenham linguagem grosseira e/ou obscena.
Não serão publicados comentários que tentam se aproveitar deste espaço democrático para “destacar” outros sítios ou blogues ou, ainda, que tenham por objetivo comercializar produtos ou serviços.
Comentários anônimos, desconexos ou sem sentido em relação ao tema comentado também serão descartados.


Copyright © 2002/2011 - O Bê-á-bá do Sertão - Todos os direitos reservados
Contatos: (0xx83) 9967.1500 - Paraíba - Brasil
E-mail para contatocomercial@obeabadosertao.com.br