O Bê-a-bá do Sertão - Paraíba - Condado(PB)
Cidades do Sertão

Condado(PB)

     
Compartilhe

Condado(PB)Pôr do Sol em Condado(PB)


LEVANTAMENTO: MUNICIPIO CONDADO(PB)


ASPECTOS HISTORICOS DO MUNICÍPIO DE CONDADO/PB
Com uma área total de 375,4 Km e população de 6.499 habitantes, sendo 3.176 homens e 3.323 mulheres, o município de Condado teve um crescimento anual, segundo o Censo 2000, de (-)2,71. Sua densidade demográfica é de 17,31(hab./Km). Na zona urbana estão concentradas 4.128 pessoas enquanto habitam a zona rural 2.371. O clima é quente, com temperatura máxima de 34QC e mínima de 28QC. Limites:

Catingueira, Malta, Pombal, Cajazeirinhas, São Bentinho, Vista; r a e Paulista. Condado está localizado no Sertão Paraibano,Microrregião de Sousa. Sua economia é baseada no cultivo irrigado de banana, melão, melancia, tomate, entre outros. Ainda no tocante à agricultura, podemos destacar o cultivo do algodão, milho, feijão. Arroz e batata doce. Outro fator importante na produção local está relacionado à confecção de produtos derivados da carnaúba(vassouras, chapéus, etc.). Na pecuária, destaca-se a criação de bovinos, caprinos e ovinos.

Os primeiros núcleos populacionais do município de Condado tiveram ,n,cio, no século XIX, com as fazendas Condado, de Francisco Antônio, e Pedra D'água do Padre Antônio Leite. Hoje a sede da primeira propriedade citada esta sob as águas do açude do DNOCS, construído a partir de 1932 e concluído em 1936. Durante a seca, um pequeno povoado começou a se concentrar nas proximidades do reservatório. Com o fim da estiagem, as pessoas foram transferidas para a área que abriga a cidade nos atuais.


Os primeiros moradores do povoado de Condado, nome que lhe foi dado desde sua origem, foram Raimundo Matias, Sebastião Marques Fontes e Francisco Formiga. Condado obteve sua emancipação política em 18 de Dezembro de 1961.


Como geralmente acontece, no inicio do povoamento, a fé já falava mais alta e é, também na construção de uma capelinha que começa a maior convergência de pessoas. A igreja chega aos dias atuais com uma folha de serviços prestados, além de uma participação ativa da comunidade, a Paróquia de Condado foi criada em 02 de fevereiro de 1995, passando a ter em seus domínios o município de Vista Serrana, onde existe a Capela, em homenagem a Nossa Senhora do Desterro. O primeiro vigário foi o Padre Severino Alencar, que recentemente foi substituído pelo sacerdote José Maria Gomes de Oliveira. Sob a proteção do Padroeiro São Sebastião, a localidade conta com o trabalho de várias pastorais. Entre elas podemos destacar como mais ativas: da Família, da Criança, do Dízimo, da Saúde, da Catequese e do Batismo. Também vale destacar o trabalho desenvolvido por Cáritas no amparo aos homens do campo, através da organização e elaboração de vários projetos.



1932 - ORIGEM DO POVOADO DE CONDADO
Início da Construção da barragem do açude "Condado"
Construção de casas ao lado da barragem, mais tarde chamada de Rua Velha.
Construção de casas residenciais, atual Rua da Residência.


A construção da barragem continuou a atrair muita gente de cidades que vinha em busca de empregos, afinal era grande o volume de dinheiro que ali circulava, chegando a contar em cerca de 3.000(três mil) operários no peque de serviços. Em 1934 uma grande enchente quase causou o arrombamento da barragem, houve uma mobilização geral para conter o transbordamento, feito com sucesso.


Instituídas a estrutura organizacional dos postos agrícolas com o desenvolvimento da agricultura irrigada com cultura de diversos produtos como a tomate,verduras diversas, frutas diversas. Contribuindo para o desenvolvimento econômico de Condado. Começaram as construções de casas e prédios comerciais dando origem a uma nova rua que se transformou no Centro da Povoação, reservando espaço para a feira livre e a construção e uma capela.




EVOLUÇÃO POLITÍCA DO MUNICÍPIO
Durante o período de 1932 a 1953, Condado e Malta passaram pela gestão dos prefeitos de Pombal por que pertenciam ao município


Pela Lei Estadual nº 985, de 09 de dezembro de 1953 foi criado o município de Malta, com povoações de Condado e Desterro.
Em 18 de dezembro de 1961, publicado no diário oficial, Condado passou a município.

Em 27 de dezembro de 1961, tomou posse como Prefeito o Sr. Adelgicio Fernandes s de Medeiros(nomeado pelo governador)
1º Prefeito constitucional: José Mauricio de Lima Cajuaz.


SITUAÇÃO
O município de Condado situa-se na região oeste do Estado da Paraíba, Meso-Região Sertão Paraibano e Micro-Região Sousa. Limita-se ao norte com Paulista, Pombal e Vista Serrana; leste com Vista Serrana e Malta, Sul com Catingueira e oeste com Pombal e São Bento do Pombal. Possui área de 375,4km2 e insere-se na folha Pombal (SB.24-Z-A-VI), escala 1:100.000, editada pelo MINTER/SUDENE, em 1972. A sede municipal situa-se a uma altitude de 241 metros, com coordenadas de 9.235.970NS e 854.565EW.O acesso ao município é possível a partir de João Pessoa, através da rodovia federal BR-230,leste-oeste, em percurso de 360km, até Condado, passando por Campina Grande, Soledade, Juazeirinho, Santa Luzia, Patos e Malta.


ÁREA: uma área de 281 km2



ASPECTOS FISIOGRÁFICOS
• O município de Condado situa-se no Polígono das Secas.

ossui clima Aw'-Quente e úmido com chuvas de verão e outono. Na divisão do Estado da Paraíba em regiões bioclimáticas o município possui clima 4aTh-tropical quente de seca acentuada com 7 a8 meses secos. A pluviometria média é de 781mm(Período 1941/1985). A distribuição das chuvas durante o ano é irregular com 78% de seu total concentrando-se em 4 meses (FMAM). A vegetação é do tipo Caatinga-Sertão. A temperatura média anual situa-se entre 26 a 27C.A topografia do terrenos apresenta¬-se predominantemente com relevo ondulado à suavemente ondulado de declividade média à baixa,com exceção de áreas localizadas na porção sul, de relevo ondulado à fortemente ondulado, com declividade média à elevada, como ocorre no Serrote Comprido, Serras da Esperança, Rio de Janeiro, José Pereira, a leste, no serrote do Poldrinho, e, ao norte, nas Serras Vermelha, dos Miguéis e dos Pilões.


• O município de Condado encontra-se inserido nos domínios da bacia

Hidrográfica do Rio Piranhas, região do Médio Piranhas. Os principais cursos d'água são os riachos: da Caiçara, Pau Branco, Morcego, da Furna, São Francisco, São Vicente, dos Borges, do Cipó, Pedra d' Água, Manuela, Macapé, do Juá, das Assentadas e os córregos: Covão e Cato I é. O principal corpo de acumulação é o Açude Eng° Arcoverde(35.000.000m3). Todos os cursos d' água têm regime de escoamento intermitente e o padrão de drenagem é o dendrítico.



ASPECTOS DEMOGRAFICOS
• Composta por uma população de 6.925 hab/km2(IBGE, censo e estimativas/2009). Sendo 3337 sexo masculino e 3588 sexo feminino. Dos quais 63,5% são da zona urbana e 36,5% da zona rural. A densidade demográfica é de 17,3 hab/km2.Com 1.507 domicílios particulares permanentes, apresenta 185(12,27%) domicílios com esgotamento sanitário e 1.022(67,8%) domicílios são abastecidos pela rede geral de água. A infra-estrutura urbana apresenta 25% das vias pavimentadas e 100% iluminadas.


ASPECTOS ECONOMICOS
• As principais atividades econômicas estão ligadas à agricultura, pecuária(representada em atividades privada ou no trabalho informal), e comércio. Indicadores governamentais da área tributária indicam 19 empresas com CNPJ atuantes na unidade territorial. A economia do município de Condado é baseada predominantemente em atividades do setor primário(75 a 100%). Seguem-se as atividades do setor secundário, e, com participação modesta, o setor de serviços com O a 10%. A agricultura participa com a produção de algodão, feijão, milho e,com pequena parcela, o arroz. Na pecuária destaca-se a cria cão de bovinos e na avicultura a cria cão de galináceos com produção de ovos. Conta ainda com uma pequena parcela do Serviço Público, Federal, Estadual e Municipal.

 

ASPECTOS SOCIO-ECONOMICO-CULTURAIS

1. RELIGIÃO:
A 1ª missa após a fundação do povoado foi celebrada pelo Padre Valeriano Pereira de Sousa, da Paróquia de Pombal.

As missas eram celebradas em casas de famílias até o término da construção da capela, que se deu início em 1939 até 1942. A escolha de São Sebastião como padroeiro de Condado, foi na época da epidemia de febre tifóide, que é tido como protetor contra a peste. As primeira s manifestações religiosas de origem não católica aconteceram por volta de 1950.


Atualmente predomina a religião católica. Igreja católica: paróquia são Sebastião e capela Nossa Senhora das Dores. Igrejas protestantes: Assembléia de Deus, Igreja Congregacional, Congregação Filadélfia Pentencocal e salão do reino das testemunhas de Jeová.


02. EDUCAÇÃO:
A “primeira escola pública de Condado foi fundada com o nome de Escola Redimentar de Condado”, no ano de 1938, tendo como professora a Srª. Maria da Conceição Dourado, destinada à alfabetização dos adolescentes que trabalhavam no posto agrícola.Em 1954 foi fundado o grupo escolar Dr. José Ferreira de Queiroga.

Atualmente o sistema educacional é composto por duas escolas da rede Estadual e treze escolas da rede Municipal de ensino.



3. CULTURA E LAZER:

PRICIPAIS FESTAS
Carnaval: Deste o ano de 1932 acontecia na antiga Rua Velha.

Festas Juninas: Começaram a ter fama no ano 1940 com o primeiro casamento matuto na noite de São João na casa de João Rodrigues. O primeiro São Pedro de rua realizou-se no ano de 1969. A partir de 1989 foi construído o "Pactue".

São Sebastião: Festa religiosa teve início no ano de 1940.



ÁREAS DE LAZER:
Campo de Futebol
Ginásio de esporte
Praça Edivaldo Motta e Sá Leite;
Casa de show Arco Verde


FERIADOS MUNICIPAIS:
20 de Janeiro - Dia de São Sebastião Padroeiro da cidade;
24 de Junho - Dia de São João;
18 de Dezembro - Dia da Emancipação Política.



SÍMBOLOS OFICIAIS DO MUNICIPIO:
• Hino Oficial, Bandeira, Brasão ou escudo.



4. MEIOS DE COMUNICAÇÃO:
AGENCIA DOS CORREIOS E TELEGRAFOS;
BANCO POSTAL BRADESCO;
BANCO POSTAL CAIXA AQUI DA CAIXA ECONOMICA FEDERAL;
SISTEMA DDD DE TELEFONIA;
RÁDIO COMUNITARIA ENGENHEIRO ARCO VERDE;
TELEVISÃO COM RETRAMISSAO DAS EMISSORAS CAPTADAS POR ANTENA PARABÓLICA;
REDE DE TRANSMISSÃO TELEFONIA CELULAR-VIVO.
OS PRINCIPAIS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SÃO RADIO E TV

O MUNICIPIO DE CONDADO PERTENCE À MICRORREGIÃO: SOUSA, 3º MACRO REGIONAL DE SAUDE LOCALIZADO NA 62 GRS COM SEDE EM PATOS-PB E COMPOEM COLEGIADO DE GESTÃO DA 62 GRS
.






Se você tem um texto relatando sobre a história política da cidade de
CONDADO(PB)
,
nós temos interesse em publicar.

O texto pode ser enviado através do endereço eletrônico:

redacao@obeabadosertao.com.br
 
 
 
 
AS IMAGENS

GALERIA 1: Confira postais da cidade de CONDADO(PB).

GALERIA 2:
Confira imagens da sangria do Açude de Engenheiro feita em 01 de Abril de 2008.

 

Galeria 01   Galeria 02   Galeria 03                 

Deixe o seu comentário







Respeitamos o direito de opinão e expressão. O espaço para comentários é um espaço democrático destinado às opiniões relativas ao texto originalmente publicado.
Não serão publicadas quaisquer mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou, ainda, que desrespeitem a privacidade alheia, que tenham caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas, ou, ainda, que tenham linguagem grosseira e/ou obscena.
Não serão publicados comentários que tentam se aproveitar deste espaço democrático para “destacar” outros sítios ou blogues ou, ainda, que tenham por objetivo comercializar produtos ou serviços.
Comentários anônimos, desconexos ou sem sentido em relação ao tema comentado também serão descartados.




Copyright © 2002/2014 - O Bê-á-bá do Sertão - Todos os direitos reservados
Contatos: (0xx83) 9967.1500 - Paraíba - Brasil
E-mail para contatocomercial@obeabadosertao.com.br