O Bê-a-bá do Sertão - Paraíba - SAMBA DO CRIOULO DOIDO
Fernando Caldeira * Fernando Caldeira é Jornalista e Radialista.


18.04.2014 - JOÃO PESSOA

SAMBA DO CRIOULO DOIDO

     
Compartilhe


O jornalista Sérgio Porto, vulgo Stanislaw Ponte Preta, compôs em 1968 o ‘Samba do Crioulo Doido’, ironizando uma lei da época que obrigava as escolas de samba do Rio de Janeiro a retratarem nos seus sambas de enredo somente fatos históricos.


Em sua paródia de protesto, ”a música descreve como Chica da Silva obrigou a Princesa Leopoldina a se casar com Tiradentes, e este depois eleito como Pedro Segundo, quando procurou o padre José de Anchieta e, juntos, Anchieta e D. Pedro, proclamaram a escravidão - dentre outros disparates que reúnem num contexto personalidades de épocas e lugares distintos, em condições absurdas”.


A expressão do título é usada, no Brasil, para se referir a coisas sem sentido, a textos mirabolantes e sem nexo’, ensina-nos o Google. Pois então, ‘Samba do Crioulo Doido’ serve como uma luva para definir a quantas anda a política na nossa Paraíba.


Nela, diferente dos tempos idos, não temos Chica da Silva, nem princesa Leopoldina, nem Tiradentes, nem Pedro Segundo, nem José de Anchieta e outros. Na política da Paraíba aqueles personagens da história brasileira podem bem ser representados por José Maranhão(PMDB), Anísio Maia(PT), Cícero Lucena(PSDB), Wilson Santiago(PTB), Gervásio Maia(PMDB)..., ainda que desempenhando papéis bem distintos de seus predecessores. Mas, tanto quanto a “mistureba” do samba do famoso jornalista, a política paraibana tá um saco de gatos!.


Querem ver?



1°) Cícero Lucena luta pra fazer Cássio romper com Ricardo Coutinho e consegue. Ato contínuo é escanteado pelo tucano campinense, e pode perder a vaga para disputar o senado em seu próprio partido;




2°) Cássio sempre botou gosto ruim quando o governador dava sinais de colocar em sua equipe de auxiliares o competente advogado Marcelo Weick, pelo fato dele ter sido contratado como advogado na causa que cassou o seu mandato, e ter contribuído para que Wilson Santiago ficasse no Senado por pouco mais de 1 ano. No entanto, agora Cássio quer e deseja Santiago em sua chapa;




3°) o PMDB quer o apoio do PT já no 1° turno, mas seus deputados brigam em público com Gervásio Maia anunciando ação judicial contra Anísio Maia, e este afirmando que “o PMDB gosta de ser adulado e não aceita críticas”;




4°) sutil com as palavras, Wilson Santiago vai a público e diz que Cícero Lucena poderá ocupar um cargo de confiança numa futura gestão tucana na Paraíba.


Ou seja, não importa o que se diz, o que se fez, o que se faz; o presente e o passado pouco importam. Eles acreditam que o eleitor não tenha memória e, desta forma, patrocinam um verdadeiro ‘Samba do Crioulo Doido’ na política, esperançosos de conquistarem seu voto na avenida da democracia!.



S O L T A S... S O L T A S... S O L T A S...

# # # Ex-prefeito de Sousa, Fábio Tyrone(PSDB) pode fechar apoio à Ricardo Coutinho(PSB) por conta do prefeito André Gadelha(PMDB) estar fechando com Cássio.




# # # As principais lideranças políticas de Cajazeiras apoiam Cássio e Ricardo para governador. Quem apoiará Veneziano?.



# # # O deputado Aníbal Marcolino concorda com o prefeito de Itaporanga, Berguinho, que o apoia, no apoio ao governador Ricardo Coutinho: “o governador tem feito muito pelos municípios”, justificou o ferrenho oposicionista ao governo!.



# # Meritória a iniciativa da prefeita Denise Albuquerque de dotar feirantes de Cajazeiras de melhores condições para o trabalho!.



# # # A “Estrada do Amor” tá ficando um amor de estrada!.



# # Reeleito, o governador Ricardo Coutinho já garantiu: vai asfaltar a estrada de Boqueirão de Piranhas!.



# # # Domingo a gente se vê no Trem das Onze. Até lá!!!.



* Coluna transcrita do Jornal Gazeta do Alto Piranhas(Edição 802). O jornal de maior circulação na região do Alto Sertão da Paraíba.




.




Deixe o seu comentário







Respeitamos o direito de opinão e expressão. O espaço para comentários é um espaço democrático destinado às opiniões relativas ao texto originalmente publicado.
Não serão publicadas quaisquer mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou, ainda, que desrespeitem a privacidade alheia, que tenham caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas, ou, ainda, que tenham linguagem grosseira e/ou obscena.
Não serão publicados comentários que tentam se aproveitar deste espaço democrático para “destacar” outros sítios ou blogues ou, ainda, que tenham por objetivo comercializar produtos ou serviços.
Comentários anônimos, desconexos ou sem sentido em relação ao tema comentado também serão descartados.




Copyright © 2002/2019 - O Bê-á-bá do Sertão - Todos os direitos reservados
Contatos: (0xx83) 99967.1500 - Paraíba - Brasil
E-mail para contatocomercial@obeabadosertao.com.br