O Bê-a-bá do Sertão - Paraíba - VENEZIANO: A SINUCA DE BICO
Fernando Caldeira * Fernando Caldeira é Jornalista e Radialista.


04.04.2014 - JOÃO PESSOA

VENEZIANO: A SINUCA DE BICO

     
Compartilhe


Não são os índices de intenção de voto que o colocam atualmente em 3° lugar o maior problema hoje do pré-candidato a governador Veneziano Vital, do PMDB. A dificuldade mor do cabeludo, neste momento, atende pelo nome de Zé Maranhão!.


A questão é que a pesquisa Consult/Maispb para o Senado aponta a preferência do eleitorado paraibano pelo peemedebista: Zé Maranhão 23,90% / Cícero Lucena 12.60% / Rômulo Gouveia 10,65% / Wilson Santiago 5,6% / Wellington Roberto 4,55% / Lucélio Cartaxo 3,75% / Aguinaldo Ribeiro 2,2% / Nenhum 18,95% / Não sabem dizer 17,8%.


Pois bem, a questão é: você é treinador de um time de futebol e dentro do elenco conta com um Neymar. Pergunta: você o escala para o jogo ou o coloca no banco de reservas?.


Politicamente, mostra a pesquisa, Zé Maranhão é o Neymar do PMDB para a disputa de outubro próximo. Pelos números auferidos, Maranhão tem o dobro das intenções de votos do segundo colocado. Não há dúvidas de seu potencial eleitoral, ante os dados colhidos. E o que fazer então: permitir que ele seja o candidato ao Senado do PMDB, ou deixar a vaga para negociação com outro partido político?.


Como desprezar a vontade popular de votar em alguém para aquele cargo auferido na pesquisa?.


Como explicar e convencer ao filiado que apesar dele ter musculatura eleitoral para a disputa, deixe de concorrer?.


No primeiro caso, o PMDB corre o risco de dar uma demonstração pública de que ignora o apelo popular, o que pode lhe causar sérios danos à candidatura de governador. “Se o partido não quer meu voto de senador, por que nele votarei para governador, pode intuir o eleitor?.


No segundo caso, a legenda terá que provar por A + B a seu filiado que, melhor para o partido, é a sua não candidatura. Convenhamos, são situações complexas e complicadas porque mexem com o que de mais valioso tem na política: a vontade popular. É dela que se originam as eleições!.


A terceira colocação até agora de Veneziano não deve lhe incomodar, posto que a eleição mal começou. Mas a decisão de deixar ou não no “banco” o craque do time, essa sim, deve estar fervendo a cabeleira do Vené.



Soltas... Soltas... Soltas...

# # # O PT paraibano mais uma vez ficará só na vontade; por pressão do Palácio do Planalto e pouca densidade eleitoral dos nomes que dispõe, vai se aliar ao PMDB, devendo indicar um nome seu na chapa majoritária;



# # Cássio é pré-candidato? É. Será candidato? Bem, aí só a justiça eleitoral pode responder essa pergunta, quando consultada!.



# # # Enquanto isso, na Paraíba, Dilma vence Aécio Neves e Eduardo Campos, juntos! É cambão! E viva o Bolsa Família!



# # A possível “infedelidade” de Vituriano à pré-candidatura Veneziano, pode fazer surgir a candidatura Carlos Rafael a deputado estadual.



# # # TCE aprovou as contas do governo Ricardo Coutinho. Caso a ALPB as reprove, poderá torná-lo vítima num momento pré-eleitoral. E agora?.



# # Neste domingo, o Trem das Onze entrevista Joaquim Alencar, Secretário de Controle Interno da Prefeitura de Cajazeiras.



* Coluna transcrita do Jornal Gazeta do Alto Piranhas(Edição 800). O jornal de maior circulação na região do Alto Sertão da Paraíba.



.




Deixe o seu comentário







Respeitamos o direito de opinão e expressão. O espaço para comentários é um espaço democrático destinado às opiniões relativas ao texto originalmente publicado.
Não serão publicadas quaisquer mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou, ainda, que desrespeitem a privacidade alheia, que tenham caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas, ou, ainda, que tenham linguagem grosseira e/ou obscena.
Não serão publicados comentários que tentam se aproveitar deste espaço democrático para “destacar” outros sítios ou blogues ou, ainda, que tenham por objetivo comercializar produtos ou serviços.
Comentários anônimos, desconexos ou sem sentido em relação ao tema comentado também serão descartados.




Copyright © 2002/2019 - O Bê-á-bá do Sertão - Todos os direitos reservados
Contatos: (0xx83) 99967.1500 - Paraíba - Brasil
E-mail para contatocomercial@obeabadosertao.com.br