O Bê-a-bá do Sertão - Paraíba - DILMA EM QUEDA
José Ronildo * José Ronildo - é jornalista e radialista da Rádio Alto Piranhas de Cajazeiras.


25.04.2014 - CAJAZEIRAS

DILMA EM QUEDA

     
Compartilhe


Após ver sua popularidade diminuir 9 pontos desde dezembro, a presidente Dilma Rousseff(PT) perdeu também eleitores. Pesquisa Ibope concluída semana passada mostra que a intenção de voto dela caiu em todos os cenários. Na hipótese mais provável, que inclui pré-candidatos dos pequenos partidos, Dilma foi de 40%, em março, para 37% em abril. No cenário em que enfrenta só dois rivais, a intenção de voto da presidente caiu de 43% para 39%.


É a maior perda acumulada de eleitores da presidente desde que sua popularidade entrou em queda, no começo deste ano, segundo o Ibope. Desde dezembro, eleitores de Dilma que haviam deixado de considerar seu governo ótimo ou bom começaram a deixar de declarar voto nela. A nova pesquisa mostra que essa tendência se intensificou ao longo de abril.


No cenário mais provável, com os chamados nanicos, Dilma caiu de 40% em março para 37% agora. Aécio Neves(PSDB) oscilou de 13% para 14%. Eduardo Campos(PSB) segue com 6%, e o pastor Everaldo(PSC), passou de 3% para 2%. A soma dos demais pré-candidatos que era de 1% em março, agora dá 3%.


As maiores quedas de Dilma ocorreram entre eleitores jovens(perdeu 8 pontos entre quem tem de 25 a 34 anos), nas cidades médias(menos 11 pontos nos municípios entre 20 mil e 100 mil habitantes), na região Sul(menos 6 pontos) e nos eleitores não-cristãos(perdeu 7 pontos).


Mesmo assim, se a eleição fosse hoje, a presidente seria reeleita no primeiro turno, pois seus 37% de intenção de voto superam a soma de todos os seus adversários(25%). Sua vantagem vem diminuindo a cada mês, porém. A diferença em favor da presidente caiu de 17 pontos em março para 12 pontos em abril.


Dilma ainda seria reeleita no primeiro turno porque as taxas de eleitores que declaram pretender votar em branco ou anular(24%) ou que não sabem dizer em quem votarão(13%) seguem muito altas. A presidente enfrenta vários problemas, como a crise e denúncias de corrupção envolvendo a Petrobras; no setor elétrico, resultando em aumento de energia, principalmente em decorrência do baixo volume de água nos reservatórios, pequeno crescimento econômico, inflação, aumento de preços, manifestações contra os gastos com a Copa, enquanto o caos predomina nos hospitais e transporte coletivo, sem se falar na violência.



Dnocs
O vereador Neguin lamentou em pronunciamento feito na Tribuna da Câmara Municipal de Cajazeiras a situação de abandono do Açude de Engenheiro Ávidos(Boqueirão de Piranhas), principalmente o mato na parede. O Governo Federal já anunciou que disponibilizou recursos para fazer uma recuperação do açude de Boqueirão de Piranhas, mas parece que as águas da Transposição vão chegar e esses melhoramentos, principalmente nas comportas, não acontecem. Nas últimas enchentes, entre 2009 e 2011, o Dnocs não deixou o açude encher, temendo algum risco à população.



BR-434
Fica difícil de acreditar no que alguns políticos dizem. No carnaval, após uma manifestação liderada por prefeitos de Poço Dantas, Joca Claudino, Uiraúna e Bernardino Batista, além do padre Chico Mendes, o deputado federal Wilson Filho garantiu que as obras de construção e pavimentação da BR 434, que liga Uiraúna a Poço Dantas, beneficiando também as cidades de Bernardino Batista e Joca Claudino seriam retomadas. Estamos chegando ao final de abril e até agora, nada. Semana passada foi a vez do senador Vitalzinho fazer outra promessa e dizer que as obras seriam retomadas, mas até agora, nada.



* Coluna transcrita do Jornal Gazeta do Alto Piranhas(Edição 803). O jornal de maior circulação na região do Alto Sertão da Paraíba.





.




Deixe o seu comentário







Respeitamos o direito de opinão e expressão. O espaço para comentários é um espaço democrático destinado às opiniões relativas ao texto originalmente publicado.
Não serão publicadas quaisquer mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou, ainda, que desrespeitem a privacidade alheia, que tenham caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas, ou, ainda, que tenham linguagem grosseira e/ou obscena.
Não serão publicados comentários que tentam se aproveitar deste espaço democrático para “destacar” outros sítios ou blogues ou, ainda, que tenham por objetivo comercializar produtos ou serviços.
Comentários anônimos, desconexos ou sem sentido em relação ao tema comentado também serão descartados.




Copyright © 2002/2019 - O Bê-á-bá do Sertão - Todos os direitos reservados
Contatos: (0xx83) 99967.1500 - Paraíba - Brasil
E-mail para contatocomercial@obeabadosertao.com.br