★★★★★... Bem vindos a rede mundial de computadores... Bem vindos ao portal de notícias O Bê-a-bá do Sertão... ★★★★★ ... Fundado em 2002... ★★★★★...12 anos de atuação ...★★★★★ Você está no maior portal de imagens do Estado da Paraíba, pioneiro no segmento...★★★★★ Where there is no vision, the people perish ★★★★★ Mais do que a fortuna vale o mérito... Cada homem vale, não pelo que tem, mas pelo que é...★★★★★
















Tamanho
da fonte
A A A
Comentar Imprimir




02.12.2007 - Porto Velho(RO)

NOÇÕES DE CRIMINALÍSTICA

Dia 04 de dezembro se comemora o Dia do Perito. Em homenagem a esse dia transcrevo anotações de aula do Dr. Orlando Medice Júnior, Perito Criminal, Engenheiro Civil e, por diversas vezes, Diretor do Instituto de Criminalística de Rondônia.



NOÇÕES DE CRIMINALÍSTICA



1. INVESTIGAÇÃO POLICIAL.



1.1 Definição: É uma técnica que tem por finalidade descobrir a ocorrência de um delito, determinando as causas e identificando o autor.

Essa técnica é desenvolvida por equipes qualificadas, que procurarão estudar e interpretar todas as circunstâncias e vestígios deixados, concluindo pela ocorrência do delito.



As equipes são compostas de:


Delegado de Polícia e seus Agentes, que comparecendo ao local da ocorrência, tomarão as providências iniciais de isolamento e preservação, arrolando e ouvindo as pessoas envolvidas.

Os Peritos Criminais, que comparecendo ao local, farão a coleta de todos os vestígios materiais encontrados que, depois de interpretados, transformar-se-ão em provas.

Os Médico Legistas, nas ocorrências em que uma pessoa tenha sofrido lesão, necessário se faz o exame por parte do Médico Legista, para determinar a gravidade da lesão e no caso de morte, para a determinação da causa-mortis.



1.2. Importância: A investigação policial é reconhecida universalmente como de grande importância dentro de uma sociedade, pois possibilita ao estado a eficácia do direito de punir o autor de um crime.



1.3. Precursores: É virtualmente impossível determinar quando se iniciou a investigação policial. Sabemos, porém, que o passo inicial ocorreu quando a autoridade da época começou a ouvir as pessoas que se encontravam próximas ao local da ocorrência delituosa; a partir desse momento, começa um processo evolutivo que até hoje não se completou. Cada dia novas técnicas surgem para enriquecer o trabalho policial. Conhecemos dentro da história, nomes famosos que contribuíram para que tivéssemos, hoje, uma investigação policial alicerçada por princípios científicos.


Willian Herchel - Funcionário britânico que trabalhava nas Índias, começou a estudar as impressões digitais.



Henry Faulds - Médico escocês, que trabalhava no Japão, que através de marcas de impressões digitais encontradas em fragmentos de cerâmica pré-histórica, começou a se interessar pelo estudo das impressões digitais – conseguiu até identificar o autor de um furto, comparando impressões digitais.



Alphonse Bertillon - Funcionário da prefeitura de polícia de Paris, foi quem, em 1879, lançou a pedra fundamental da investigação policial moderna, com o sistema antropométrico.

Bertillon buscando nos princípios que norteavam a tese de Adolphe Quetelet - segundo a qual não há duas pessoas cujas medidas físicas sejam iguais - criou o sistema antropométrico, que consistia em se tirar até 14 medidas de um indivíduo, através desse sistema, conseguiu descobrir vários autores de delitos.

A Bertillonage passa a grangear a admiração e começa a ser difundido e utilizado em quase todos os países. No entanto, essa nova técnica era vulnerável, pois requeria uma constante atenção e dedicação no trabalho de medição, caso contrário se tornaria inútil.

Com o emprego da Bertillonage em quase todo o mundo começam a aparecer vozes duvidando da eficácia desse sistema, em face de sua vulnerabilidade.


Sir Francis Galton - Médico e antropólogo inglês, chamado para se manifestar sobre a Bertillonage, face ao interesse da Inglaterra em implantá-lo, concluiu que não confiava inteiramente na base científica em que fora construído o sistema. Assim, estudando impressões digitais e utilizando as contribuições de Herchel e Faulds, criou um sistema de classificação de impressões digitais, que é até hoje utilizado naquele país.



Vucetich - Argentino naturalizado, funcionário da polícia, foi quem em 1891 criou o sistema de classificação de impressões digitais empregados por todos os países da América e alguns da Europa.

Não foram somente esses personagens que contribuíram para que tivéssemos hoje uma investigação policial em bases científicas, a história nos aponta vários outros, em vários campos da atividade humana.




2. CRIMINALÍSTICA.


Toda vez que se constatar a ocorrência de um fato considerado delituoso, ao Estado é reservado o direito de descobrir, julgar e punir o autor. A polícia é o órgão encarregado de proceder as investigações, portanto deve estar aparelhado para cumprir esta missão.

A investigação policial se completa através do desempenho de dois campos de atividade, um através do trabalho da autoridade policial e seus agentes, que coletarão as provas informativas e o outro através dos Peritos Criminais, que estudarão e interpretarão os vestígios materiais.

O campo de atividade desempenhado pêlos Peritos se denomina Criminalística.



2.1. Definição: Criminalística é uma disciplina que tem por finalidade o reconhecimento dos objetos extrínsecos, relativos ao crime e à identidade do criminoso.

Portanto, à Criminalística está reservada a tipicidade de estudar e interpretar todos os materiais (vestígios) encontrados no local do crime, para que a autoridade possa usá-lo como prova.



2.2. Importância: A Criminalística é tão importante na investigação policial que se tornou um de seus suportes. Em tempos remotos, a investigação policial quando tratava de um ilícito penal, ficava reservada à perspicácia da autoridade da época, que através de informações buscava descobrir o autor. Com o passar dos tempos, começaram a se interessar em estudar os vestígios deixados, seja o corpo, a arma ou outros materiais; a partir daí se iniciou um novo ciclo, culminando com o período atual, onde a própria lei estabelece que quando a infração penal deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo delito. O desempenho dessa atividade está reservado aos técnicos, com formação universitária em várias áreas, que se denominam Peritos Criminais.

*O texto acima serve para seu entretenimento. As opiniões expressadas neste são de responsabilidade exclusiva dos autores e não representam, necessariamente, as opiniões do portal O bê-á-bá do Sertão ou de qualquer afiliado ou funcionário.



No Records Found !


 

  do colaborador 

 
 

voltar

Comentário(s)

Olá, vou prestar o concurso de auxiliar de necropsia, e lhe peço o favor de me mandar por e-mail sobre a disciplina. Muito grato, fico no aguardo pela resposta.

 Cassiano Nunes | cassiano.nunes2013@bol.com.br | Aparecida/SP
18.06.2014   -  08:54


Por favor vou prestar concurso de axiliar de necropsia gostaria se possível me ajude me eviando material de noções de criminalística muito grata. vilmaanunciacao@gmail.com

 Vilma | vilmaanunciacao@gmail.com | campinas/SP
05.06.2014   -  21:11


Vou fazer uma prova para o cargo de Papiloscopista e gostaria do Material tanto sobre a função e tabém de Criminalistica ficarei muito grato.

 Romualdo | romualdoparente@hotmail.com | Salvador/BA
09.04.2014   -  20:38


Ficarei muito grato se me enviasse estudos de Noções de criminalista, vou fazer prova de Perito Criminal -PMMG.

 Ronaldo Sachetto | ronaldosachetto@yahoo.com.br | Belo Horizonte/MG
04.06.2013   -  14:59


Bom dia, Agradeço muito se puder me enviar apostilas a respeito de noções de criminalistica. thais belo horizonte - alessandrathais@yahoo.com.br

 Thais | alessandrathais@yahoo.com.br | Belo Horizonte/MG
29.05.2013   -  11:16


Olá. preciso de material de criminalistica para concurso, poderia me mandar. Grato.

 Sergio | servdecrist@gmail.com | Belo Horizonte/MG
28.05.2013   -  11:35


Por Favor preciso de material de estudo sobre Noções Criminalistica e medicina legal para estudar para o concurso!.

 Flavio Santos | flaviogvssantos@gmail.com | Morada Nova de Minas/MG
12.03.2013   -  11:30


Boa tarde, Gostaria que me mandasse por e-mail noções de criminalistica e medicina legal por favor eu preciso muito pra estudar pro concurso da Policia Civil da MG 2013. Não tenho condições de comprar os livros!. Desde ja, Grata!.

 Thais Martins | tai.ms@hotmail.com | Aracaju/SE
07.03.2013   -  13:29


Também estou precisando de material para o concurso da PCMG...

 Thaynara | thaynararocha2009@gmail.com | Montes Claros/MG
09.02.2013   -  16:03


Boa noite! Gostaria de receber material(apostila, site etc.) para o concurso da PCMG perito, desde já agradeço. Abraços.

 João Carlos de Souza | jotaca10@yahoo.com.br | Lavras/MG
04.02.2013   -  23:17


BOA TARDE. Sou Policial Militar e pretendo fazer o concurso para perito da Policia Civil. Necessito de material para prova. Desde ja agradeço pela atençao. Obrigado

 JULIO CESAR DE SOUZA | soldadojulio.cesar@hotmail.com | TRES MARIAS/MG
21.01.2013   -  18:10


Necessito de material para prova da perito criminal. Obrigada.

 Lucia Andreta | lucia_andreta@yahoo.com.br | São Paulo/PB
13.11.2012   -  08:06


Sua noçâo criminalistica è muito clara quero, saber mais pq, pretendo ser ser polìcia federal. Quero q vc entre encontato comigo.

 Claudiana | Claudiavictor10@hotmail.com | Touros/RN
21.01.2012   -  13:57


Por gentileza, gostaria que me enviasse o nome de um livro sobre criminalística, sou oficial de justiça criminal, fiz fac. direito, me aposento em 2 anos e gostaria de estudar o assunto. Se possivel o beaba da criminalistica, pois nunca li nada específico sobre o assunto. Obrigada, Sandra C. Figueiredo.

 Sandra | celeghinf@uol.com.br | São Paulo/SP
12.10.2011   -  18:39


Ótimo, não encontrava essas noções em nenhum site e precisava para estudar. Parabéns!.

 Brenda Buhr | brenda.buhr@hotmail.com | Belo Horizonte/MG
06.10.2010   -  10:07


Gostaria de receber informaçôes sobre criminalistica prova técnica.

 JOSE NERIBERTO ALVES DA SILVA | NBETINHO@BOL.COM.BR | Patos/PB
05.09.2010   -  09:26


Prezado, O senhor poderia me enviar algum conteudo mais amplo sobre criminalistica. Obrigado.

 Osvaldo Marcos | osvaldomarcos@hotmai.com | Petorlandia/PE
13.08.2010   -  19:02


Eu gostaria que vc me mandasse por e-mail noções de criminalística, por favor eu preciso pra estudar pro concurso da Policia Civil de RO. Olhei em todas as bibliotecas daqui da capital e não encontrei.

 Laercio Rodrigues | laerciocr@gmail.com | Porto Velho/RO
28.11.2009   -  16:13


Se posível gostaria de receber mais conteudos de criminalistica. Gosto mto do assunto, sou PM aqui no RS.

 Marcos Zanatta | zanatta@brigadamilitar.rs.gov.br | Rolante/RS
21.09.2009   -  07:49


O que é o exame, e o que é perícia e qual a diferença entre ambos?. A preservação do local do crime, sua importância e quais os seus problemas?. Como estruturar um Laboratório de Criminalística, quadros que integram bem assim como a medecina legal. Quais as obras bibliográficas a adequriri para a implantação de uma biblioteca para a criminalística e medicina legal ?. Quem deve apreender nos locais de crime, as provas materiais ou os objectos que contêm os vestígios, os peritos ou os investigadores/instrutores?.

 Maria Josefa Vaz Lopes | josefavaz@hotmail.com | Luanda/Angola
03.06.2009   -  07:20


Sr. Sady Fernandes; Se possível, gostaria que me enviasse por e-mail a matéria de noções de criminalistica com os seguintes itens: Conceito de criminalística. Prova. Conceito e objeto da prova. Tipos de prova: prova confessional, prova testemunhal, prova documental e prova pericial. Formas da prova: forma direta e indireta. Corpo de delito: conceito. Em breve estarei fazendo provas do Concurso da PCRN e ainda não tenho esse material. Agradecido desde já. Abraços!

 André Melo Assis | aredley@hotmail.com | João Pessoa/PB
21.04.2009   -  13:42


Gostaria que vc me enviasse o material completo da parte de criminalística, pois vou fazer a prova de delegado do Rio Grande do Norte e não encontro esse material. Parabéns pelo seu dia. Obg.

 Conrado Reis | conradojnqreis@hotmail.com | Jaboatão/PE
11.04.2009   -  22:50


Sr. Sady Fernandes; Se possível, gostaria que me enviasse por e-mail a matéria de noções de criminalistica com os seguintes itens: Conceito de criminalística. Prova. Conceito e objeto da prova. Tipos de prova: prova confessional, prova testemunhal, prova documental e prova pericial. Formas da prova: forma direta e indireta. Corpo de delito: conceito. Em breve estarei fazendo provas do Concurso da PCRN e ainda não tenho esse material. Desde já, grato pelo favor!!

 Paulo Henrique Macedo do Couto | paulohmcouto@hotmail.com | Mossoró/RN
24.03.2009   -  08:28


Amigo, peço por necessidade urgente material de criminalística e medicina legal paa concurso da PC-RN em abril. Grato e fique com Deus.

 André Menezes | navega.mar@hotmail.com | Recife/PE
09.03.2009   -  14:00


Olá, vou fazer o concurso da policia da PB e gostaria de saber se o senhor poderia mandar p o meu E-mail o material sobre tipos de prova... Agradeço antecipadamente

 Izabel Cavalcanti | belgslu@hotmail.com | Caruaru/PE
01.03.2009   -  16:05


Olá, vou fzr a prova da pc-pb agora em março. Gostaria d uma ajuda d vcs. Tipos d provas? Como definiria? Podem mandar pro meu e-mail?? Ficarei grato! Abraços t+

 Marcos SanLim | marcossanlim@gmail.com | ITAMBE/PE
27.02.2009   -  16:07


Vou fazer as provas da PC-PB agora em março, estudo em casa pela internet, não posso pagar um curso então em criminalística o que vem ser a prova ou conceito e objeto da prova? Prova testemunhal seria ''pessoas'' e a confessiona? e também a forma DIRETA E INDIRETA. Obrigada pela atenção. Um grande abraço.

 Jane Brilhante | severinajane@hotmail.com | João Pessoa/PB
26.02.2009   -  08:01


Gostaria que vcs enviassem por e-mail a matéria de noções de criminalistica com os seguintes itens: Conceito de criminalística. Prova. Conceito e objeto da prova. Tipos de prova: prova confessional, prova testemunhal, prova documental e prova pericial. Formas da prova: forma direta e indireta. Corpo de delito: conceito, pois vou prestar exame p o concurso da policia civil do RN e nao tenho condição para comprar os livros no momento, ajude-me com esse material... um abraço!.

 Janesom Noberto de Morais | janesonoberto@yahoo.com.br | Natal/RN
07.02.2009   -  15:25


Gostaria de material sobre Criminalistica e Medicina Legal pois estou me preparando para o concurso, por favor se puder me envie... Estou querendo e precisando mto passar. Valeu

 Emiria Freitas de Oliveira | emy.freitas@hotmail.com | Grossos/RN
04.02.2009   -  11:20


Sr. Sady Fernandes; Se possível, gostaria que me enviasse por e-mail a matéria de noções de criminalistica com os seguintes itens: Conceito de criminalística. Prova. Conceito e objeto da prova. Tipos de prova: prova confessional, prova testemunhal, prova documental e prova pericial. Formas da prova: forma direta e indireta. Corpo de delito: conceito. Em breve estarei fazendo porvas do Concurso da PCRN e ainda não tenho esse material. Desde já, grata pelo favor!

 Andrezza | andrezzaml@hotmail.com | Natal/RN
03.02.2009   -  21:52


Como os colegas aqui embaixo tb preciso de material sobre criminalística (provas) e de medicina legal. Os livros sobre estes assuntos são muito caros... Estou sem $$. Poderia me enviar algum material Sadir?. Grato.

 Heitor | heitorbravo@hotmail.com | Natal/RN
02.02.2009   -  11:15


Eu gostaria que vc me mandasse por e-mail noções de criminalistica, prova, tipos de prova, formas de prova, corpo de delito: conceito, por favor eu preciso muito pra estudar pro concurso da Policia Civil da PB. Não tenho condições de comprar os livros... me ajude!.

 Tatianne | tatiannemaia@hotmail.com | João Pessoa/PB
31.01.2009   -  16:58


Gostaria que mim enviasse por e-mail a matéria de noções de criminalistica com os seguintes itens: Conceito de criminalística. Prova. Conceito e objeto da prova. Tipos de prova: prova confessional, prova testemunhal, prova documental e prova pericial. Formas da prova: forma direta e indireta. Corpo de delito: conceito, pois vou prestar exame p o concurso da policia civil do RN e nao tenho condição para comprar os livros no momento.... Mim ajude... Ficarei muito grato com sua atenção.... um abraço.......

 José Arthur Galgano Freitas de Lima | arthurgalgano@yahoo.com.br | Portalegre/RN
28.01.2009   -  14:06


Sou da PB, vou prestar concurso para PC _RN e gostaria se alguem tivesse algum material sobre criminalistica e medicina Legal me enviasse. Ficaria muito grato. Um abraço. Bons estudos.

 Alex Gonçalves | alexeu1@hotmail.com | João Pessoa/PB
22.01.2009   -  10:38


Gostaria de algum material sobre criminalistica (provas, conceitos...). Vou prestar concurso para PC, cargo escrivão aqui no Estado. Desde já agradeço.

 Nathália Gabriella | nathalia.gabriella@yahoo.com.br | Natal/RN
21.01.2009   -  13:36


Oi, gostaria que se possível me enviasse algo sobre conceito de criminalística, provas-conceitos, tipos e formas. Desde ja agradeço!

 Danielle | danzinha10@hotmail.com | Mossoró/RN
26.12.2008   -  12:08


Bom Dia! Por gentileza, gostaria de saber se poderia me enviar algum materia de criminalistica falando sobre provas, tipos de provas e conceito de corpo delito. Fico no aguardo.

 Glauber Parente | glauberparente@hotmail.com | Natal/RN
23.12.2008   -  10:27


Bom, Sr Sady, sou engenheiro agronomo, e gostaria de informação como ser perito, se você podesse me enviar por e-mail: joaojrsilva@yahoo.com.br, algum conteudo do concurso de Perito Criminal da PF para eng. agronomo eu agradeço desde já.

 João Fernandes | joaojrsilva@yahoo.com.br | Belém/PA
21.12.2008   -  18:38


Olá, eu gostaria que se possível o senhor me mandasse algo sobre conceito de criminalística, provas-conceitos, tipos e formas. Ficaria muito grata... vou fazer o concurso da PC-PB. Obrigada pela atenção.

 Bruna Raquel | brunaraquel@hotmail.com | João Pessoa/PB
15.12.2008   -  11:44


Vou fazer provas da PC do RN tenho todo o material, menos o de "noções de criminalística," gostaria que me mandasem por e-mail, ficarei muito agradecido.

 Jefferson André | jeffersongeografia2003@yahoo.com.br | Natal/RN
11.12.2008   -  15:54


Senhor Sady. Gostei bastante do seu texto e pretendo fazer o concurso da PC-PB para Perito Químico, só que não consegui o material sobre criminalistica, Farmacologia e Toxicologia Forense. Gostaria que se possivel o senhor mandasse algum material por e-mail. Desde já agradeço.

 Sebastião Junior | jr_mos@hotmail.com | mossoro/RN
01.12.2008   -  15:58


Sady Fernandes, prestarei concurso para a PC PB para Perito Oficial Criminal e, se for possível, peço que envie o material pro meu e-mail. Desde já agradeço antecipadamente!.

 Márcio Jose | marciojampa@gmail.com | João Pessoa/PB
28.11.2008   -  17:01


Oi, sr. Sady Fernandes, gostaria , se possivel que vc enviasse algo sobre criminalistica, toxicologia forense e farmacologia. Obrigado. Um abraço.

 Mary | jeanbyg@yahoo.com.br | Campina Grande/PB
17.11.2008   -  21:15


Olá Sr. Sandy, eu comprei o livro de criminalistica do Dorea, porem nele não contem o tipos de provas: prova confessional, prova testemunhal, prova documental e prova pericial. Os conceitos disto, se tiver como me enviar agradeço. Obrigado. Christiano

 Christiano Moraes | christianomoraes@terra.com.br | Uberlândia/MG
12.11.2008   -  16:28


Encontrei uma grande oportunidade de ser perito no concurso da PC da Paraiba. Infelizmente não tenho meios de adquirir materal dessa disciplina. Se possivel gostaria q o sr mandasse algo sobre conceito de criminalística, provas- conceitos, tipos e formas. Desde ja agradeço!.

 ALESSANDRO CARVALHO | alefarma443@yahoo.com.br | TERESINA/PI
08.11.2008   -  11:27


Parabens amigo pelo seu trabalho. Pretendo, também, ser um perito. Ser for possível gostaria q me enviasse um material falando de criminalistica: provas, tipos de provas, etc. Vou fazer a prova PC-PB. Atenciosamente Edson

 José Edson de Souza Silva | joseedson23@hotmail.com | caruaru/PE
07.11.2008   -  20:00


Muito interessante mesmo! Se possível, ficaria muito grato se me enviasse algum material sobre criminalística! Desde já agradeço e desejo felicidades!

 Antomar | crysalles@yahoo.com.br | João Pessoa/PB
05.11.2008   -  10:16


Sr. Sady Fernandes. O senhor deve ser um homem muito ocupado, mas eu gostaria de saber se seria possível o senhor me mandar algum material com Conceito de criminalística, prova, conceito e objetivo da prova, tipos de prova, formas da prova e comceito de corpo de delito. Obrigado, Atenciosamente, Daniel Sousa

 Daniel Sousa | danielimsousa@gmail.com | Fortaleza/CE
21.10.2008   -  20:23


Eu gostaria que vc me mandasse por e-mail noções de criminalistica, prova, tipos de prova, formas de prova, corpo de delito: conceito, por favor eu preciso muito pra estudar pro concurso da Policia Civil da PB. Não tenho condições de comprar os livros... me ajude! Grata Maria Graziela Andrade Medeiros

 Maria Graziela | grazi.zion@hotmail.com | Olinda/PE
14.10.2008   -  14:47


"Peritos! Graças aos seus conhecimentos técnicos e perspicaz desvendam a causa que determina o resultado."

 Elisete Ferreira Ramos de Aragão | lzt_fera@hotmail.com | Porto Velho/RO
25.12.2007   -  23:05


Eu nem sabia que existia o "Dia do Perito" e diga-se de pessagem, esse seu texto mostra que você é perito mesmo no assunto.

 Wandecy Medeiros | wandecymedeiros@gmail.com | Patos/PB
05.12.2007   -  04:17


Bom...muito bom o texto...

 EDSON RAMOS | edson.ramos@ceron.com.br | Porto Velho/RO
04.12.2007   -  20:06




Deixe o seu comentário
Nome (requerido)
E-mail (requerido)
Cidade (requerido)
Estado (requerido)
Comentário (requerido)
Quantidade de caracteres restantes:
Deseja que seu comentário seja PUBLICADO?
Sim Não  


Copyright © 2002/2014 - O Bê-á-bá do Sertão - Todos os direitos reservados
Contatos: (0xx83) 9967.1500 - Paraíba - Brasil
E-mail para contatocomercial@obeabadosertao.com.br