O Bê-a-bá do Sertão - Paraíba - Luís Gomes comemora 116 anos de emancipação política
00.00.0000 - Luís Gomes(RN)

Luís Gomes comemora 116 anos de emancipação política

     
Compartilhe

Luís Gomes comemora 116 anos de emancipação políticaMilhares de pessoas lotaram a praça de eventos

Da redação do Bê-á-bá do Sertão
 
Luís Gomes(RN) – O município de Luís Gomes(RN), localizado na região do alto oeste potigar, comemorou com vasta programação festiva, realizada entre os dias 3, 4 e 5 de julho(2006), seus 116 anos de emancipação política, destacando-se a realização da V versão da Fenacut – Feira de Negócios, Atividades Culturais e Turismo, evento já consolidado que na versão 2006 atraiu para a cidade um grande número de turistas dos mais variados recantos da região do alto sertão dos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará.
 
Na quarta-feira(05Jul2006), data da emancipação, aconteceu às 05h00s uma alvorada festiva. Às 07h00s de forma solene foi realizada a cerimônia de hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal, em solenidade que contou com a presença do Prefeito Pio X Fernandes - médico que comanda a administração “O progresso continua” - e autoridades municipais.
 
 
Às 10h00s, no plenário Vereador “Primo Fernandes”, na sede do Poder Legislativo, Casa de “Alexandre Fernandes”, foi realizada uma sessão especial presidida pelo vereador Agostinho Bernardo de Araújo, para outorga de títulos de cidadania aos senhores Joaquim Moreira Neto, Djalma Bezerra da Silva, Ari Marcos Costa da Câmara e Francisca Geane Costa Teixeira. Após a solenidade um coquetel foi oferecido no plenário na própria Câmara, seguido de um almoço servido na residência do Prefeito Pio X Fernandes.


Comenda Historiador "Dr. Antônio Fernandes Mousinho"

 
Outro destaque da programação comemorativa aos 116 anos de emancipação política de Luis Gomes, realizado no salão social do Rotary Club, foi à solenidade de entrega de Comendas Historiador “Dr. Antônio Fernandes Mousinho”, em acontecimento que reuniu a sociedade luisgomense e da região, oportunidade em que foram homenageados: a administradora Elizabete Lopes Fernandes, a agropecuarista Francisca Cipriano da Silva(D. Tetê), Gilca Maria Rocha Fernandes, o empresário José Barnabé Filho, José Bernardo de Araújo, o empresário José Elisomarte Fernandes Vieira(Neném), o empresário e Pastor evangélico Luis Moreira Dias(Luiz de Chumbinho), o empresário Manoel Vieira Brasil, a Professora Maria do Socorro Silva, a Pedagoga Maria Elce Mafaldo de Paiva Fernandes(primeira dama do município de Luís Gomes e Prefeita do Município de Major Sales), o Economista Raimundo Amaro da Fonseca e o agropecuarista Raimundo Matias de Oliveira(Biri), os quais receberam as comendas das mãos do Prefeito Pio X Fernandes e da primeira dama Maria Elce. Um coquetel assinado pela Cleart’s Decorações foi oferecido aos homenageados, as autoridades presentes e convidados.


A comenda Historiador Dr. Mousinho Fernandes, instituída pela Lei Municipal nº 081 de 30/04/2002, foi uma idéia lançada no município de Luis Gomes, para homenagear filhos benfeitores do município que se destacam a nível municipal, estadual, nacional e muitos deles até internacional nas mais variadas áreas: empresarial, industrial, administrativa, educacional, cultural, saúde, religiosa, jornalista, agricultura, jurídica, dentre outras. Faz-se jus a denominação desta comenda, por ser Dr. Mousinho, um filho da terra e um dos primeiros historiadores da cidade de Luís Gomes. Antonio Fernandes Mousinho, conhecido popularmente por Dr. Mousinho, foi um grande médico e militante político por mais de 40 anos na zona oeste do estado do Rio Grande do Norte. Foi membro titular das Academias de Letras Municipais do Brasil, consagrando-se historiador, destacando principalmente, seus trabalhos sobre os municípios de Luis Gomes e Alexandria no RN e Catolé do Rocha da Paraíba.


Missa em Ação de Graças

Às 19h00s a sociedade católica compareceu a Igreja Matriz de Senhora Santana para prestigiando a celebração de missa em ação de graça, pela passagem dos 116 anos de emancipação política da cidade, cujo evento religioso celebrado pelo Pe. Sandoval Matias da Silva contou com a presença do Prefeito Pio X Fernandes que esteve acompanhado pelo Deputado Federal norteriograndese Nélio Dias, Presidente Nacional do PP e demais autoridades municipais, destacando-se a apresentação do Coral da Terceira Idade.
 
 
Às 20h00s teve continuidade a V Fenacut - Feira de Negócios, Atividades Culturais e Turismo, que acolheu durante três dias acolheu a visita de milhares de pessoas da cidade e de toda a região, atraídas pela diversidade de empresas e entidades civis, religiosas e oficiais que encontravam-se instaladas em standers no leito da Rua Dr. Adolfo Paulino.
 
 
Em seguida por voltas das 21h30s aconteceu a apresentação da Quadrilha Junina Arraiá da Sinhá no espaço “O Piozão”, instalado no centro da cidade, numa área decorada superior a 5 mil metros quadrados, oportunidade em que aconteceu uma grande concentração de pessoas da sociedade luisgomense e de toda a região polarizada, as quais na seqüência presenciaram o espetáculo de um grande show Pirotécnico, seguida apresentação de dois grandes show´s musicais a cargo das Bandas Caviar com Rapadura e Ferro na boneca.
 
 
Um público estimado em mais de 20 mil pessoas esteve presente na cidade participando da grande festa que foi preparada pelo Prefeito Pio X Fernandes e sua equipe, com ums estrutura que envolveu barracas com comidas e bebidas típicas, segurança, parque de diversões e muita festa, proporcionando junto com a realização da V Fenacut um incremento na economia local.
 
 

História de lutas

Luís Gomes terra de Nossa Senhora Santana, com aproximadamente 9.200 habitantes. Localizada no alto oeste potiguar, surgiu do povoado da Serra do Senhor Bom Jesus. Este povoado foi se tornando realidade e mais exploradores foram chegando à localidade, construindo duas moradias, cultivando o solo e praticando a caça abundante. Com o passar dos anos, os moradores da localidade decidiram mudar o nome do povoamento para Luis Gomes, numa merecida homenagem ao desbravador Caicoense. Em 5 de julho de 1890, pela Lei número 31. Luis Gomes, foi desmembrado de Pau dos Ferros, e tornou-se mais um município do Rio Grande do Norte. Desde a sua fundação a cidade vem apresentando evidentes sinais de progresso na sua infra-estrutura, consolidando-se no cenário potiguar.


Confira conosco a programação oficial alusiva aos 116 anos de emancipação política do município de Luís Gomes.
 
 
Estado do Rio Grande do Norte
Prefeitura do Município de Luís Gomes
 
Convite
 
O prefeito de Luís Gomes, Dr. Pio X Fernandes; a Vice-Prefeita Drª. Antonia Gomes Abrantes Barbosa e a Câmara de Vereadores têm a honra de participar com V.Sª. e Ilmaª. Família, das festividades do mês de julho, alusivas às comemorações oficiais dos 116 anos de emancipação política com a seguinte programação:
 
Dia 03 de Julho
 
07h00s
Abertura da V Fenacut com desfile das bandas pelas avenidas da cidade.
Dr. Vicente Lopes Fernandes
Comunidade da Lagoa do Mato
Banda Marcial do Peti
Banda de flauta de São Bernardo
Banda Marcial Carlos José Fernandes de Major Sales
Parada Militar pelo 7º Batalhão de Polícia da cidade de Pau dos Ferros
 
10h00s
Gincanas culturais
 
13h00s
1º Circuito oval de motocross de Luís Gomes(RN)
 
19h00s
Show gospel com Alice Marciel e banda Pentecostal
 
22h00s
Festa dançante com Alcimar Monteiro
 
 
Dia 04 de Julho
 
07h00s
Caminhada da saúde
 
08h00s
Visita as novas instalações do Colégio Mun. Padre Osvaldo com aposição das placas em Padre Osvaldo com aposição das placas em homenagem as personalidades.
Adolfo Paulino de Figueiredo
Anaci Vieira Morais
Ana Emerique
 
13h00s
Torneio início XVII campeonato municipal com 20 equipes
 
18h00s
Casamento comunitário
 
19h00s
Abertura à visitação aos Stands da Fenacut
 
20h00s
Show da Igreja Católica com Padre Flávio e banda Ministério Anuciaime
 
22h00s
Festa dançante com Banda Forró Sacode
 
 
 
Dia 05 de Julho
 
05h00s
Alvorada festiva
 
06h00s
Crônica
07h00s
Hasteamento das bandeiras e entregas de CDI(certificado de Dispensa de Incorporação)
 
10h00s
Títulos câmara entrega de título de cidadania
Joaquim Moreira Neto
Francisca Geane Costa Teixeira
Djalma Bezerra da Silva
Ari Marcos Costa da Câmara
 
16h00s
Entregua de Comendas "Dr. Antônio Fernandes Mousinho", no salão social do Rotary Club de Luís Gomes.
 
19h00s
Missa
 
20h00s
FENACULT - travessa Prefeito João Germano
Visita aos stands
 
22h00s
Show pirotécnico
 
23h00s
Festa dançante com Show´s das Bandas Caviar com Rapadura e Ferro na boneca.




AS IMAGENS


Galeria 1: Confira os melhores momentos dos principais eventos constantes na programação oficial, alusivos aos 116 anos de emancipação política do município de Luís Gomes(RN), ocorrida no dia 5 de julho de 2006.

Galeria 2: Confira as imagens das comemorações dos 114 anos de emancipação política do município de Luís Gomes(RN). 

Galeria 3: Confira postais da cidade de Luís Gomes(RN).

 

 

 

Galeria 01   Galeria 02   Galeria 03                 

Deixe o seu comentário







Respeitamos o direito de opinão e expressão. O espaço para comentários é um espaço democrático destinado às opiniões relativas ao texto originalmente publicado.
Não serão publicadas quaisquer mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou, ainda, que desrespeitem a privacidade alheia, que tenham caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas, ou, ainda, que tenham linguagem grosseira e/ou obscena.
Não serão publicados comentários que tentam se aproveitar deste espaço democrático para “destacar” outros sítios ou blogues ou, ainda, que tenham por objetivo comercializar produtos ou serviços.
Comentários anônimos, desconexos ou sem sentido em relação ao tema comentado também serão descartados.




Copyright © 2002/2018 - O Bê-á-bá do Sertão - Todos os direitos reservados
Contatos: (0xx83) 99967.1500 - Paraíba - Brasil
E-mail para contatocomercial@obeabadosertao.com.br