O Bê-a-bá do Sertão - Paraíba - CURIOSIDADES DAS ELEIÇÕES NA PARAIBA
Orniudo Fernandes Médico clínico-infectologista. Membro da Câmara de Infectologia do CRM-PB. Professor Adjunto aposentado da Universidade Federal da Paraíba. Membro Titular da Academia Paraibana de Medicina e Presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, do Hospital Napoleão Laureano de João Pessoa(PB).


03.11.2014 - JOÃO PESSOA

CURIOSIDADES DAS ELEIÇÕES NA PARAIBA

     
Compartilhe


O número de candidatos que concorreram às eleições de 2014 na Paraíba foi muito elevado. Dos 428 inscritos para concorrer a Assembléia Legislativa, somente 36 foram eleitos. O Tribunal Regional Eleitoral registrou 117 candidatos para a Câmara Federal, elegendo-se apenas 12. Alguns se candidatam para usufruir das benesses dos partidos políticos através dos fundos partidários, das negociações com as coligações de legendas, e, da lei eleitoral que contempla os servidores públicos com liberação do trabalho durante o período de três meses. Não apresentam durante a campanha projetos estruturantes, nas áreas da educação, cultura, saúde, segurança, biodiversidade, infra-estrutura.


O jogo de interesse pelo o poder é muito grande, visando tão somente, a progressão pessoal, e, ou familiar. Muitos dos concorrentes apresentam nomes como são conhecidos na comunidade ou apelidos exóticos; a relação é numerosa. Selecionamos alguns que foram anotados: Galego Sousa, Bolão, Neném Corretora, Marcelo Jeepão, Careca de Bayeux, Sandro Motoboy, Toinho do Sopão, Doda de Tião, Deusinha, Professora Sernita, Rosinha Cabeleireira, Jojó, Buba Germano, Uliana, Jovem China Eronaldo, Nenem de Aucy, Maria Mel, Altageni Tito, João Corujinha, Inaldo do Sacolão, Hemerson Caminhoneiro, Garcia da Metalúrgica, Sargento Ivaldo, O Leiturista Cláudio Rodrigues, Erica Matuta, Alves da Flamengueira, Kaique Henrique, Pastor Cícero, Galego do Churrasco, Dr. Java, Guga, Irmã Ana, Jaíra Quilombola, Delegado Rockfeller, Charles Camaraense,Tia Milla, Missionário Eduardo Teodoro, Dona Fátima, Padre Gessione, Alon Delon,Xexeu Pessoa, Novinho da Paraíba, Caiçara, Cocó, Seu Ciço, Misael do Ovo, Bala Barbosa, Maria Paraíba,Zezinho Botafogo, Titela,Biólogo Honorato, Gobira.


De acordo com os dados divulgados do Tribunal Regional Eleitoral, três dos candidatos para a Assembléia Legislativa, não computaram nenhum voto(zero voto); significa dizer, que não souberam votar ou anularam o seu voto. As candidatas que tiveram zero voto são pertencentes aos partidos, PSL, PSD e PT do B. Com apenas um voto duas inscritas no PT do B.


O processo eleitoral vigente precisa de uma grande reforma política a partir da próxima legislatura, para não continuar praticando injustiças aos candidatos e decepção aos eleitores. Candidatos que receberam votação expressiva não foram eleitos devido a sua coligação. Como exemplo, Carlos Batinga com 25.847 votos, perdeu a eleição, apesar de obter mais votos que seis deputados eleitos de outras coligações partidárias com menor coeficiente eleitoral, tais como: João Bosco, 13.307 votos; Inácio Falcão, 14.392, Genival Matias, 15.027 votos; Janduhy Carneiro, 19.594 votos; Frei Anastácio, 23.815 votos e, Zé Paulo, 25.341 votos.


O candidato a deputado federal pelo PSOL, Gobira, da cidade sertaneja Cajazeiras recebeu uma elevada votação de 48.157 votos, mas, não conseguiu se eleger, devido a legenda partidária. Era uma candidatura de protesto, contra os outros pretendentes da região.


A grande surpresa desta eleição foi à derrota do deputado Toinho do Sopão, o campeão de votos em 2010, para a Assembléia Legislativa da Paraíba, com 57.000 votos. Este ano 2014, a sua votação foi de 6. 851 sufrágios.


A reforma política é preciso que aconteça o mais breve possível, com debates a partir do próximo ano, 2015, para corrigir as distorções e injustiças.






.




Deixe o seu comentário







Respeitamos o direito de opinão e expressão. O espaço para comentários é um espaço democrático destinado às opiniões relativas ao texto originalmente publicado.
Não serão publicadas quaisquer mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou, ainda, que desrespeitem a privacidade alheia, que tenham caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas, ou, ainda, que tenham linguagem grosseira e/ou obscena.
Não serão publicados comentários que tentam se aproveitar deste espaço democrático para “destacar” outros sítios ou blogues ou, ainda, que tenham por objetivo comercializar produtos ou serviços.
Comentários anônimos, desconexos ou sem sentido em relação ao tema comentado também serão descartados.




Copyright © 2002/2019 - O Bê-á-bá do Sertão - Todos os direitos reservados
Contatos: (0xx83) 99967.1500 - Paraíba - Brasil
E-mail para contatocomercial@obeabadosertao.com.br