O Bê-a-bá do Sertão - Paraíba - PROJETO SEMENTE DE MOSTARDA
Orniudo Fernandes Médico clínico-infectologista. Membro da Câmara de Infectologia do CRM-PB. Professor Adjunto aposentado da Universidade Federal da Paraíba. Membro Titular da Academia Paraibana de Medicina e Presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, do Hospital Napoleão Laureano de João Pessoa(PB).


05.07.2015 - JOÃO PESSOA

PROJETO SEMENTE DE MOSTARDA

     
Compartilhe


O Projeto Semente de Mostarda foi idealizado e instalado pelo médico oncologista e cirurgião de cabeça e pescoço, Dr. Klecius Leite Fernandes. O jovem especialista é professor concursado da Universidade Federal da Paraíba e exerce atividade profissional no Hospital São Vicente de Paula, na capital paraibana. Para a implantação do brilhante e pioneiro trabalho, solicitou e imediatamente recebeu apoio da diretoria do Instituto Guedes Pereira, representado pelo então diretor, Dr. Geraldo Guedes Pereira, que faleceu recentemente. O Dr. Geraldo Guedes Pereira foi peça fundamental para a concretização de tão auspicioso sonho.


O Projeto Semente de Mostarda coordenado pelo Dr. Klecius Leite Fernandes estabelece como metas prioritárias ações com objetivos de oferecer aos pacientes do Sistema Único de Saúde-SUS, um atendimento humanizado, rápido e de qualidade para o tratamento dos pacientes oncológicos, e educação continuada com informações atualizadas sobre a prevenção do câncer. Médicos e estudantes de medicina se incorporaram as suas atividades diárias proporcionando significativamente a redução da fila de espera de cirurgia.


O Projeto Semente de Mostarda visa cumprir rigorosamente a Lei nº 12.732, de 22 de novembro de 2012:

Artigo 1º - O paciente com neoplasia maligna receberá, gratuitamente, no SUS, todos os tratamentos necessários, na forma da Lei.

Parágrafo Único. A padronização de terapias do câncer, cirurgias e clínicas, deverá ser revista e republicada, e atualizada sempre que se fizer necessário, para se adequar ao conhecimento científico e à disponibilidade de novos tratamentos comprovados.

Artigo 2º - O paciente com neoplasia maligna tem direito de se submeter ao primeiro tratamento no SUS, no prazo de até 60 dias contados a a partir do dia em que for firmado o diagnóstico em laudo patológico ou em prazo menor, conforme a necessidade terapêutica do caso registrada em prontuário único.



O Projeto Semente de Mostarda lançou em junho deste ano o primeiro número do seu Informativo Grupo de Combate ao Câncer com a finalidade de divulgar para os profissionais da saúde e de toda a sociedade paraibana as atualizações científicas no ramo da oncologia e as realizações de eventos.


O Doutor, Klecius nasceu no interior da Bahia. Seus pais, Eugênio Fernandes e Irene Leite Fernandes, são uiraunenses. Iniciou os seus estudos na Escola da Fazenda Estrela, no município de Bahia Formosa no Rio Grande do Norte, onde seu pai foi trabalhar como técnico agrícola.


Concluiu o ensino médio em Uiraúna, na Escola Estadual Joselina Gomes. Formou-se em medicina pela Universidade Federal da Paraíba. Submeteu=se a concurso para cirurgia no Instituto Nacional do Câncer(RJ) sendo aprovado em primeiro lugar onde fez parte do seleto grupo de cirurgiões de uma das mais importantes instituições de combate ao Câncer do Brasil.


O Dr. Klecius Leite Fernandes recebeu no dia 08 de maio deste ano em curso, o título de Cidadão Pessoense, na Câmara Municipal Napoleão Laureano de João Pessoa, pelos seus serviços prestados a população carente do Estado.







.




Deixe o seu comentário







Respeitamos o direito de opinão e expressão. O espaço para comentários é um espaço democrático destinado às opiniões relativas ao texto originalmente publicado.
Não serão publicadas quaisquer mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou, ainda, que desrespeitem a privacidade alheia, que tenham caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas, ou, ainda, que tenham linguagem grosseira e/ou obscena.
Não serão publicados comentários que tentam se aproveitar deste espaço democrático para “destacar” outros sítios ou blogues ou, ainda, que tenham por objetivo comercializar produtos ou serviços.
Comentários anônimos, desconexos ou sem sentido em relação ao tema comentado também serão descartados.




Copyright © 2002/2019 - O Bê-á-bá do Sertão - Todos os direitos reservados
Contatos: (0xx83) 99967.1500 - Paraíba - Brasil
E-mail para contatocomercial@obeabadosertao.com.br