O Bé-a-bá do Sertão - Paraíba - Papa Francisco cita convulsão social e política nas Américas />
Religião 24.12.2019 - Em mensagem de Natal:

Papa Francisco cita convulsão social e política nas Américas

     
Compartilhe

Papa Francisco cita convulsão social e política nas AméricasFrancisco faz benção natalina de sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Da Venezuela a Síria, benção 'urbi et orbi'(para a cidade e o mundo) foi repleta de mensagens políticas.

Em sua benção natalina neste dia 25 de dezembro, em meio a uma série de mensagens políticas e uma menção a "muros de indiferença" enfrentados por migrantes, o papa Francisco pediu que o povo venezuelano "receba a ajuda que precisa".

O país latino-americano é alvo de embargos e sanções e vê indicadores sociais e econômicos despencarem em meio a uma disputa entre duas alas políticas opostas, representadas por Nicolás Maduro, de um lado, e Juan Guaidó, de outro.


"Que o menino de Belém traga esperança a todo o continente americano, onde várias nações estão passando por um período de convulsão social e política. Que ele encoraje o amado povo venezuelano, há muito tentado por suas tensões políticas e sociais, e garanta que eles recebam a ajuda de que precisam", afirmou.


 


















A benção "urbi et orbi" ("para a cidade e para o mundo", em português) acontece duas vezes por ano - na Páscoa e no Natal. Em sua mensagem aos fiéis, o líder máximo da igreja católica também pediu orações pelos povos da Síria, do Líbano, do Iêmen, da República Democrática do Congo e da Ucrânia.


"Que Cristo leve sua luz às muitas crianças que sofrem em guerras e conflitos no Oriente Médio e em vários países do mundo", disse o papa a uma multidão na Praça de São Pedro, no Vaticano.


Ele também fez menção à disputa de territórios entre israelenses e palestinos. "Que o Senhor Jesus traga luz à Terra Santa, onde nasceu como salvador da humanidade, e onde tantas pessoas - com dificuldades, mas sem desanimar - ainda aguardam um tempo de paz, segurança e prosperidade".






















E pediu orações às vítimas de perseguição religiosa, "especialmente missionários e fiéis que foram seqüestrados", e às "vítimas de ataques de grupos extremistas, particularmente em Burkina Faso, Mali, Níger e Nigéria"



Migrantes
Os migrantes mais uma vez foram alvo de defesa e pedidos de orações pelo papa Francisco. 
Em uma das frases mais fortes da benção, o católico disse que os mares e desertos atravessados pelos migrantes se transformam em "cemitérios".

Ele também se referiu a "muros de indiferença" como obstáculos aos homens e mulheres que deixam seus países em busca de segurança e oportunidades. 
"Que o Filho de Deus desça à terra do céu, proteja e sustente todos aqueles que, devido a injustiças, são forçados a migrar na esperança de uma vida segura", afirmou.




















"
É a injustiça que os faz atravessar desertos e mares que se tornam cemitérios. É a injustiça que os obriga a viver formas indescritíveis de abuso, escravidão de todo tipo e tortura em campos de detenção desumanos".

Ele completou: "
É a injustiça que os afasta de lugares onde eles podem ter esperança de uma vida digna, mas se vê diante de muros de indiferença".

                       

Deixe o seu comentário







Respeitamos o direito de opinão e expressão. O espaço para comentários é um espaço democrático destinado às opiniões relativas ao texto originalmente publicado.
Não serão publicadas quaisquer mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou, ainda, que desrespeitem a privacidade alheia, que tenham caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas, ou, ainda, que tenham linguagem grosseira e/ou obscena.
Não serão publicados comentários que tentam se aproveitar deste espaço democrático para “destacar” outros sítios ou blogues ou, ainda, que tenham por objetivo comercializar produtos ou serviços.
Comentários anônimos, desconexos ou sem sentido em relação ao tema comentado também serão descartados.




Copyright © 2002/2020O Bê-á-bá do Sertão
Todos os direitos reservados
Contatos: (0xx83) 99967.1500 - Paraíba - Brasil