O Bê-a-bá do Sertão - Paraíba - Paraibanos conquistam segundo lugar em competição mundial de robótica
Educação 27.04.2015 - Cajazeirenses:

Paraibanos conquistam segundo lugar em competição mundial de robótica

     
Compartilhe

Paraibanos conquistam segundo lugar em competição mundial de robótica


Uma experiência semelhante à subida ao pódio após a conquista de uma medalha olímpica. Foi assim que se sentiram o Professor Raphaell Maciel e os alunos Natanael Queiroz e Kleysson Cavalcante, do curso de Automação Industrial, que saíram de Cajazeiras, no alto sertão da Paraíba para conquistar o segundo lugar em uma competição internacional de robôs controlados via internet: a Mercury Remote Robot Challenge, promovida pela Universidade do Estado de Oklahoma, nos Estados Unidos. A conquista aconteceu no último sábado(18Abril2015).


A equipe conquistou a vaga para disputar o campeonato mundial após ficar em segundo lugar na I Competição de Robótica do IFPB, ocorrida no Campus Picuí, no mês de fevereiro. “A prova foi parecida com o que ocorreu em Picuí. O que vivemos na competição do IF foi uma ótima impressão dos desafios que encontraríamos aqui. Eu diria que foi essencial! Concorremos na modalidade de controle pela internet com 28 equipes de diversos países, como Brasil, Colômbia, México, várias partes dos EUA, entre outros”, contou o radiante professor Raphaell ainda enquanto estava nos estados Unidos.



Apesar de achar a prova parecida com a da competição promovida pelo IFPB, tanto Raphael quanto os alunos afirmaram que a experiência de serem campeões mundiais foi diferente de tudo o que já viveram. "Foi uma experiência totalmente nova, diferente da realidade que vivemos no Brasil, e a sensação de ver um desenvolvimento seu, com um desempenho excelente a ponto de ser vencedor, foi muito bom!" Afirmou o aluno Kleysson Cavalcante, que está concluindo o curso de Automação Industrial e desenvolveu a programação do robô.



Para o aluno Natanael Queiroz, que no segundo período do curso já conseguiu o feito de participar e ser finalista de uma competição internacional, não poderia haver motivação maior para investir nos estudos e na carreira. "Principalmente por estar iniciando agora o curso, tudo tem sido novidade, estou muito feliz pela colocação e feliz por estar trabalhando com essa equipe! Que venham as próximas conquistas".


O professor Raphael Maciel foi aluno da turma pioneira do curso de Automação Industrial e voltou a lecionar no Campus Cajazeiras recentemente, após concluir o doutorado. Ele se disse emocionado em ver o entusiasmo e o potencial dos alunos e ressaltou a importância do apoio dado pelo IFPB aos estudantes, bem como reforçou a necessidade de se investir em pesquisas. “Investimentos em pesquisa são assim, com paciência, o retorno vem, esperamos continuar recebendo investimento e incentivo por parte da instituição e motivar cada vez mais gente a seguir no mesmo caminho”.



* Com Lidiane Maria - Jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras.

                       

Deixe o seu comentário







Respeitamos o direito de opinão e expressão. O espaço para comentários é um espaço democrático destinado às opiniões relativas ao texto originalmente publicado.
Não serão publicadas quaisquer mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou, ainda, que desrespeitem a privacidade alheia, que tenham caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas, ou, ainda, que tenham linguagem grosseira e/ou obscena.
Não serão publicados comentários que tentam se aproveitar deste espaço democrático para “destacar” outros sítios ou blogues ou, ainda, que tenham por objetivo comercializar produtos ou serviços.
Comentários anônimos, desconexos ou sem sentido em relação ao tema comentado também serão descartados.




Copyright © 2002/2017 - O Bê-á-bá do Sertão - Todos os direitos reservados
Contatos: (0xx83) 99967.1500 - Paraíba - Brasil
E-mail para contatocomercial@obeabadosertao.com.br