O Bê-a-bá do Sertão - Paraíba - Saiba quais as vacinas você deve tomar se for viajar
Saúde 29.12.2016 - Profilaxia:

Saiba quais as vacinas você deve tomar se for viajar

     
Compartilhe

Saiba quais as vacinas você deve tomar se for viajar


Com a chegada das comemorações de fim de ano, o fluxo de viajantes aumenta. Antes de fazer as malas e aproveitar o momento de festas, é preciso estar atento à saúde, especialmente no que diz respeito à atualização da carteira de vacinas. Além de ser importante se prevenir contra uma possível doença, alguns países exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia(CIVP).


Os viajantes devem procurar pelos Centros de Orientação ao Viajante. Nesses locais, é possível conferir se há indicação de uma vacina específica para o local de destino.


Geralmente, as vacinas, depois de aplicadas, têm um período que varia entre 10 dias a seis semanas até atingir a proteção esperada. Por isso, o ideal é que os viajantes se planejem para que os devidos cuidados sejam tomados com antecedência. No geral, é recomendável que os cartões de vacinas de todos os viajantes estejam atualizados com as principais doses: Tríplice Viral, Hepatite B, Dupla Adulto e febra amarela, independente do destino.


Além disso, o SUS disponibiliza vacinas nos calendários da criança, do adolescente, do adulto, do idoso e também dos povos indígenas.


Alguns aeroportos têm postos
Alguns aeroportos internacionais no Brasil têm uma área de saúde onde é possível fazer algumas vacinas. Os de Campinas(SP), Guarulhos(SP) e o do Galeão(RJ), por exemplo, são alguns deles. Algumas vacinas devem ser tomadas com antecedência, como a da hepatite A - duas doses no intervalo de um mês - e a da febre amarela - dez dias antes da viagem.



A vacina contra a febre amarela tem validade de dez anos, a contar a partir de dez dias da data de vacinação. Isto significa que você deve tomar a vacina no mínimo dez dias antes do embarque para que esteja válida no dia da viagem.


Para comprovar a imunização, é possível pedir o certificado internacional de vacinação em postos da Anvisa. Basta apresentar a carteira de vacinação nacional. O lado positivo também é que a emissão do certificado não tem nenhum custo.

                       

Deixe o seu comentário







Respeitamos o direito de opinão e expressão. O espaço para comentários é um espaço democrático destinado às opiniões relativas ao texto originalmente publicado.
Não serão publicadas quaisquer mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou, ainda, que desrespeitem a privacidade alheia, que tenham caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas, ou, ainda, que tenham linguagem grosseira e/ou obscena.
Não serão publicados comentários que tentam se aproveitar deste espaço democrático para “destacar” outros sítios ou blogues ou, ainda, que tenham por objetivo comercializar produtos ou serviços.
Comentários anônimos, desconexos ou sem sentido em relação ao tema comentado também serão descartados.




Copyright © 2002/2017 - O Bê-á-bá do Sertão - Todos os direitos reservados
Contatos: (0xx83) 99967.1500 - Paraíba - Brasil
E-mail para contatocomercial@obeabadosertao.com.br