O Bê-a-bá do Sertão - Paraíba - São Francisco(PB)
Cidades do Sertão

São Francisco(PB)

     
Compartilhe

São Francisco(PB)


RESUMO DA HISTÓRIA DE SÃO FRANCISCO(PB)

O município de São Francisco(
PB) nasceu como um pequeno povoado formado por imigrantes vindos da região brejeira da Paraíba a mais de um século, por este povoado passaram grandes nomes do cenário político Paraibano, como o Governador João Agripino, o Governador Antonio Mariz, senadores, deputados e tantos outros políticos de carreira conceituada.


Seus grandes bem feitores foram seus próprios habitantes, hoje suas famílias(
netos, bisnetos e parentes), contam com orgulho suas histórias e seus sonhos, as oportunidades que tiveram de fazer do pequeno povoado, a bela cidade que hoje se tornou realidade.


O município de São Francisco, tem como Padroeira Nossa Senhora do Sagrado Coração de Jesus, possui atualmente cerca de 3.600 habitantes, área territorial de 95 km². Localizada no alto sertão paraibano, sua emancipação política ocorreu em 05 de maio de 1994, tendo como seu primeiro Prefeito Dr. João Bosco Gadelha de Oliveira e como primeiro presidente da Câmara o Vereador Hélio Elias Xavier. Atualmente tem como Prefeito o professor José Rofrants.

Antes de se tornar cidade era um distrito pertencente ao município de Sousa, hoje totalmente independente, São Francisco tem como principal característica a valorização pelos sistema Educacional - um dos os melhores do Estado - a agricultura e piscicultura são suas principais fontes de renda, entre outros, tais como, comércio, artesanato, etc.


Aponta no cenário nacional como um dos pioneiros em festas, sua tradicional Festa do Bode, comemorada no dia 05 de Janeiro de cada ano, já existe a mais de 50 anos, entrando assim para o calendário municipal, onde recebe pessoas de outras Cidades e Estados para suas comemorações festivas.


Localizada na BR-359 que liga Paraíba e Rio Grande do Norte, com quem faz divisa de estado, São Francisco é hoje um pólo pecuário significativo na região.


Seus habitantes são totalmente comprometidos com seu desenvolvimento, assim como seus governantes, que trabalham voltados principalmente para Educação e Saúde.


A cidade está localizada a cerca de 20 km da BR-230 e esta fica a cerca de 420 km da capital João Pessoa.




Maria do Socorro X. de Queiroga
São Bernardo do Campo(SP), 21/08/2008.

Galeria 01                       

Deixe o seu comentário







Respeitamos o direito de opinão e expressão. O espaço para comentários é um espaço democrático destinado às opiniões relativas ao texto originalmente publicado.
Não serão publicadas quaisquer mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou, ainda, que desrespeitem a privacidade alheia, que tenham caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas, ou, ainda, que tenham linguagem grosseira e/ou obscena.
Não serão publicados comentários que tentam se aproveitar deste espaço democrático para “destacar” outros sítios ou blogues ou, ainda, que tenham por objetivo comercializar produtos ou serviços.
Comentários anônimos, desconexos ou sem sentido em relação ao tema comentado também serão descartados.




Copyright © 2002/2014 - O Bê-á-bá do Sertão - Todos os direitos reservados
Contatos: (0xx83) 9967.1500 - Paraíba - Brasil
E-mail para contatocomercial@obeabadosertao.com.br