O Bê-a-bá do Sertão - Paraíba - Três dicas eficientes para economizar e investir o seu dinheiro
Economia 24.09.2019 - Planejamento:

Três dicas eficientes para economizar e investir o seu dinheiro

     
Compartilhe

Três dicas eficientes para economizar e investir o seu dinheiro

Apesar de deixar as contas em ordem ser, teoricamente, apenas uma conta de mais e menos, em que devemos gastar menos do que ganhamos, sabemos que, na prática, as coisas podem não funcionar tão bem.

Nós listamos aqui três dicas eficientes para economizar e investir o seu dinheiro.


Dica eficiente 1: Programe transferências para investir automaticamente. Você já deve ter ouvido o jargão financeiro "se pague primeiro", que diz para você, assim que receber o seu salário, já pegar uma parcela e investir antes de qualquer coisa, evitando deixar para ver se sobra dinheiro para investimento no final do mês. Normalmente não sobra.



O problema é que esse hábito ainda envolve o esforço de entrar no seu internet banking e fazer uma transferência para a sua corretora e, então, escolher em que investir. A dica eficiente é programar transferências automáticas para os seus investimentos. Esse recurso existe para diversas opções de investimentos e fará você investir pelo menos a quantia mínima que lhe seja conveniente.



Dica eficiente 2: Use dinheiro em espécie. Boa parte dos problemas de endividamento vem do mau uso do rotativo de cartão de crédito. Sabe quando chega a fatura, e resolvemos pagar apenas o mínimo e deixar o restante para o mês seguinte ?.

Pois é. Os juros, nesse caso, são altíssimos e podem virar um problemão. Apesar de todos os benefícios, como pontos, milhas ou cashback, é muito comum não acompanharmos a fatura e, no fim do mês, tomar um baita susto com o tamanho da conta.



A recomendação é sacar dinheiro em espécie semanalmente, se obrigando a consumir apenas esse valor toda semana. Assim, você evitará gastos desnecessários e sustos na fatura.

Você pode se dar muito bem ao evitar o uso do cartão de crédito, passando a usar a função débito, na qual temos um hábito de acompanhar o saldo em conta corrente com mais frequência. Parece besteira, mas fez uma diferença e tanto, pois no momento em que você acompanha, passa a pensar duas vezes antes de gastar, vendo o saldo diminuir.


Dica eficiente 3: Anote os gastos com um "binóculo", não com um "retrovisor". Algumas pessoas têm o hábito saudável de anotar os gastos, seja em uma planilha de Excel, em um aplicativo de celular ou até mesmo em um caderninho.



De todo modo, a maioria de nós faz isso apenas uma vez por mês, olhando para as finanças pessoais pelo "retrovisor", observando o que já passou, quando deveríamos olhar para as nossas contas com um "binóculo", antecipando o que acontecerá no futuro.

Nesse caso, a dica eficiente é fazer esse acompanhamento por semana e anotar todos os gastos que certamente acontecerão ao longo do mês, como aluguel, contas de água e luz, aquela parcela de uma comprinha que você acabou dividindo em algumas vezes, além de gastos que acontecem apenas poucas vezes no ano, tais como presentes de Natal, material escolar no início do ano e até IPVA e IPTU, por exemplo. Nada disso será um imprevisto se você se planejar dessa maneira.


Assim, você saberá quanto do seu salário já está comprometido em cada mês, evitando gastar além do ideal com outras coisas.

                       

Deixe o seu comentário







Respeitamos o direito de opinão e expressão. O espaço para comentários é um espaço democrático destinado às opiniões relativas ao texto originalmente publicado.
Não serão publicadas quaisquer mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou, ainda, que desrespeitem a privacidade alheia, que tenham caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas, ou, ainda, que tenham linguagem grosseira e/ou obscena.
Não serão publicados comentários que tentam se aproveitar deste espaço democrático para “destacar” outros sítios ou blogues ou, ainda, que tenham por objetivo comercializar produtos ou serviços.
Comentários anônimos, desconexos ou sem sentido em relação ao tema comentado também serão descartados.




Copyright © 2002/2019 - O Bê-á-bá do Sertão - Todos os direitos reservados
Contatos: (0xx83) 99967.1500 - Paraíba - Brasil
E-mail para contatocomercial@obeabadosertao.com.br