O Bê-a-bá do Sertão - Paraíba - Uiraúna(PB)
Cidades do Sertão

Uiraúna(PB)

     
Compartilhe

Uiraúna(PB)Igreja Matriz Jesus, Maria e José

O princípio da história do município apresenta dificuldades para ser pesquisado, pois a escassez de informações é grande. Conta-se que a povoação começa com os índios Icós, ramificação da tribo dos Cariris Velhos, que escolheram a região que hoje é Uiraúna pela presença do rio do Peixe, que à época era o principal meio de sobrevivência.


Por volta de 1768 foi doada a alferes Moreira Pinto e a João Nunes Leitão a sesmaria de número 323, em pleno período colonial, especificamente na época das capitanias hereditárias. Assim começaram a chegar criadores de gado que se instalaram na região onde desenvolveram seus negócios. Essa vinda de criadores teve como principal motivo a concorrência do açúcar com as Antilhas, que fez vários capitães e coronéis irem desbravar o sertão em busca de área para plantio, mas em vez de plantar começaram a incentivar a pecuária e mais a frente seriam a porta de entrada para a expansão da cultura do algodão.


Também no período da escravatura nascia no Brasil, sobretudo nos estados do Nordeste e do Sul, uma nova classe de trabalhadores, os tropeiros, que tinham papel de extrema importância para as vilas e cidades do interior, pois na ausência de caminhões(que fora inventado em 1896, mas por ter altíssimo custo só chegaria ao Brasil décadas depois) eles iam na condução das tropas de mulas buscar em outras cidades produtos que o interior necessitava. Os tropeiros uiraunenses eram conhecidos por “Tropeiros do Sertão” e geralmente iam ao Cariri paraibano e a Mossoró na busca de rapadura, algodão e de farinha.


De acordo com o IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2007 sua população era estimada em 14.454 habitantes. Área territorial de 295 km².


A economia local gira em torno do comércio e da agricultura. 

 

 

Galeria 01                       

Deixe o seu comentário







Respeitamos o direito de opinão e expressão. O espaço para comentários é um espaço democrático destinado às opiniões relativas ao texto originalmente publicado.
Não serão publicadas quaisquer mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou, ainda, que desrespeitem a privacidade alheia, que tenham caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas, ou, ainda, que tenham linguagem grosseira e/ou obscena.
Não serão publicados comentários que tentam se aproveitar deste espaço democrático para “destacar” outros sítios ou blogues ou, ainda, que tenham por objetivo comercializar produtos ou serviços.
Comentários anônimos, desconexos ou sem sentido em relação ao tema comentado também serão descartados.




Copyright © 2002/2014 - O Bê-á-bá do Sertão - Todos os direitos reservados
Contatos: (0xx83) 9967.1500 - Paraíba - Brasil
E-mail para contatocomercial@obeabadosertao.com.br